DOAR AGORA

UNISC TV EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE A ECOVALE

Notícias

UNISC TV EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE A ECOVALE
19 de agosto de 2020 fld
In CAPA, Núcleo Santa Cruz

No mês em que a primeira cooperativa de agricultoras e agricultores ecologistas do Vale do Rio Pardo faz 20 anos, documentário que registra memória da organização é mostrado

Em agosto de 2000, agricultoras e agricultores familiares, que buscavam uma alternativa de produção de alimentos sem uso de insumos químicos, se organizaram com a colaboração do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), para criar o que seria a primeira cooperativa do Vale do Rio Pardo com produção ecológica. Após 20 anos, um documentário, produzido quando a cooperativa fez uma década e meia, será exibido para marcar a data. A exibição será na UNISC TV, na próxima semana. 

O documentário (22min48s) vai ao ar na emissora universitária segunda-feira, 17, às 19h. Tem reprises na quarta-feira, 19, às 16h, e na sexta-feira, 21, às 19h, no Canal 15 da NET Santa Cruz do Sul e no streaming www.unisc.br/tv. Foi realizado em 2015, por por meio de um projeto de extensão da UNISC junto à Ecovale e ao CAPA desde então, sob a coordenação da professora Ângela Felippi. Estudantes dos cursos de Comunicação Social realizaram o documentário, que conta a história da cooperativa por meio do relato das agricultoras e agricultores que a fundaram, de técnicas e técnicos que têm assessorado a Ecovale, funcionárias, funcionários e integrantes atuais da cooperativa, inclusive de jovens que ingressaram recentemente na produção de base ecológica. A produção do documentário foi de Leandro Junkherr Porto e o roteiro, imagens e direção são de Ricardo Kittel Pohlmann, que estudavam Jornalismo e Produção em Mídia Audiovisual, respectivamente, e participavam do projeto de extensão quando fizeram o documentário.

A Ecovale tem 61 cooperadas e cooperados de Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Rio Pardo, Venâncio Aires e Candelária. É uma cooperativa de produção e de comercialização de produtos, vendendo hortigranjeiros e outros alimentos em feiras e na sua loja em Santa Cruz do Sul. “Nesses vinte anos de caminhada da Ecovale enfrentamos muitos desafios, mas com a união das agricultoras e dos agricultores, com o apoio do CAPA, conseguimos enfrentá-los. Por isso, a Ecovale tem feito a diferença para nós, agricultoras, agricultores, consumidoras e consumidores, tornando-se referência em agroecologia na região”, conta a presidente da cooperativa, Lori Weber. Na mesma direção, a coordenadora do CAPA, Melissa Lenz, diz que, para a ONG, caminhar junto à Ecovale e famílias de agricultoras e agricultores nesses 20 anos é um sonho que se tornou realidade. “São duas décadas resistindo e se fortalecendo, mostrando que a cooperação, a agroecologia e a agricultura familiar produzem comida boa na mesa para quem produz e para quem consome”, afirma.

SAÚDE COMUNITÁRIA

 Na mesma ocasião da mostra do documentário, a UNISC TV também exibe, na sequência, outro curta-metragem produzido pela Universidade, esse realizado no Vale do Taquari. O segundo documentário registra o Projeto Saúde Comunitária (PSC) (13min40s), desenvolvido pelo CAPA e pelo Sínodo Vale do Taquari, com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). O PSC existe desde 2003 em Teutônia, Westfália, Paverama e Cruzeiro do Sul. Reúne 21 grupos integrados por mulheres urbanas e rurais, Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), além do público do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Westfália. Por meio do Projeto, as e os participantes se encontram periodicamente para tratar de prevenção de saúde, alimentação saudável e questões relacionadas ao meio ambiente. 

O registro do PSC foi realizado também por estudantes de Comunicação Social da universidade por meio do projeto de extensão, tendo a captação de imagens feita por Vicente Mâncio e Victor Castilhos e a edição e finalização de Victor Castilhos, ambos estudantes de Produção em Mídia Audiovisual, sob a supervisão da professora Ângela Felippi.

Os documentários estão permanentemente disponíveis no site do CAPA, endereço www.capa.org.br/videos.

eskort mersin - eskort adana