DOAR AGORA

CAPA recebe mais kits de sementes que vão beneficiar famílias kilombolas

Notícias

CAPA recebe mais kits de sementes que vão beneficiar famílias kilombolas
24 de julho de 2020 Núcleo Pelotas

Em parceria com o Banrisul, kits vão fortalecer a soberania alimentar das famílias beneficiadas

 Pelotas/RS – Aconteceu na última quarta-feira (22) a entrega de kits de sementes agroecológicas pelo Banrisul à Associação Kilombola do Algodão. Esta foi a terceira entrega de um total de quatro, totalizando 1500 kits.

Assessorada pelo CAPA núcleo Pelotas, a Associação recebeu os kits através do seu presidente, Nilo Dias. Foram entregues 415 kits com sementes diversas, que irão beneficiar 415 famílias de 14 comunidades kilombolas, em nove municípios da região.

O objetivo principal é qualificar a alimentação das famílias através da produção de alimentos nas hortas existentes nas propriedades, em razão das dificuldades ocasionadas pelo grande período de estiagem na região e também pelas dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

De acordo com Nilo Dias, os kits são muito importantes para as famílias e as comunidades, pois a segurança alimentar é uma preocupação nestes grupos, além de que houveram muitas perdas e prejuízos pela forte estiagem do último verão e também dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, que impactou a renda e sustentabilidade nas comunidades. “As famílias kilombolas, em sua maioria, já vivem em situação mais vulnerável por vários motivos históricos. Quando acontecem outros problemas, como a seca deste ano e a pandemia, a situação fica ainda mais difícil e as sementes vão ajudar a garantir alimentos essenciais”, explica Nilo.

Serão beneficiadas famílias da comunidade Kilombola do Algodão, em Pelotas, comunidade Kilombola do Boqueirão, Coxilha Negra, Monjolo, Picada e do Torrão, em São Lourenço do Sul, comunidade Kilombola Cerro das Velhas e Maçambique, em Canguçu, Coxilha das Flores, no município de Amaral Ferrador, Madeira, em Jaguarão, Medeiros, em Encruzilhada do Sul, comunidade Kilombola Serrinha, no município de Cristal, Tio Dô, de Santana da Boa Vista e da comunidade Kilombola Vila Nova, em São José do Norte.

Os kits foram adquiridos na BioNatur e possuem 13 sachês com sementes de acelga crioula, alface Bio Rainha, alface Bio Colonial, almeirão crioulo, couve crioula, couve manteiga, cebola Juporanga, melancia amarela, melão gaúcho, moranga Sul Mineiro, mostarda crespa, rúcula, tomate Bio Feliciana e salsa lisa, provenientes .

O programa Sementes Banrisul foi criado em 2008 com o objetivo de orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável, visando também auxiliar na geração de renda nas comunidades onde o Banrisul está inserido.

Texto: Rocheli Wachholz/CAPA

Fotos: Arquivo CAPA