DOAR AGORA

Polpas e picolés de frutas nativas carregam sabor da natureza e alto valor nutritivo

Notícias

Polpas e picolés de frutas nativas carregam sabor da natureza e alto valor nutritivo
21 de fevereiro de 2020 fld
In CAPA, Núcleo Santa Cruz, Projeto Ecoforte, Rede Ecovida

Santa Cruz do Sul – Redescobrir o sabor, o valor nutricional e a diversidade das frutas nativas do Rio Grande do Sul, além de contribuir para a sua preservação e servir como de fonte de renda para a agricultura familiar e camponesa, são fatores que motivam o trabalho realizado pela Rede ECOVIDA de Agroecologia e pelo Consórcio de Agroecologia/RS, composto por ANAMA, AREDE, CAPA (Erexim, Pelotas e Santa Cruz), Centro Ecológico e CETAP.

Um dos resultados dessa iniciativa é a criação da Cadeia Solidária das Frutas Nativas, que consiste em várias etapas como produção, processamento, distribuição e comercialização dos insumos. Porém, como o maior desafios ainda era fazer com que eles chegassem aos consumidores mais distantes, se iniciou o processo de produção de sucos, polpas e picolés.

Este trabalho ganhou reforço por meio de dois Projetos ECOFORTE, da Fundação Banco do Brasil (FBB) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e de um projeto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e com o Rio Grande Energia (RGE). Além de contribuírem no fortalecimento das unidades de produção da sociobiodiversidade e de promoverem sistemas agroflorestais, têm como foco articular e fortalecer um sistema de distribuição e comercialização em rede, construindo novas formas de abastecimento, com pontos de distribuição.

Os projetos foram articulados e estão sendo executados pelo Consórcio de Agroecologia e por um conjunto de cooperativas do campo da agroecologia, justamente para articular a rede de distribuição e comercialização. No Vale do Rio Pardo, o CAPA está promovendo a coleta e processamento em parceria com: APROBANA, EMATER/Candelária, MPA/Vale do Sol, Departamento de Meio Ambiente/Vale do Sol, EFASOL/Vale do Sol, Gabriela Gomes, engenheira Florestal de Rio Pardo, e Pablo Tadeu Pereira da Silva, biólogo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

A cooperativa ECOVALE, localizada no Centro de Santa Cruz do Sul (RS), é um destes pontos de comercialização, onde se pode encontrar polpas e picolés de açaí-juçara, araçá, bergamota, butiá, guabiroba, jabuticaba e uvaia.

eskort mersin - eskort adana