DOAR AGORA

Grupo da Alemanha visita CAPA e Ecovale

Notícias

Grupo da Alemanha visita CAPA e Ecovale
29 de novembro de 2019 fld

O núcleo de Santa Cruz do Sul do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e a Cooperativa Ecovale receberam, no dia 12 novembro, a visita de uma comitiva integrada por cerca de 25 pessoas vindas das mais diversas regiões da Alemanha, e também algumas brasileiras. O grupo, que estava participando de um congresso de diaconia na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo, veio a Santa Cruz do Sul para conhecer experiências locais de diaconia e projetos apoiados por entidades alemãs ligadas à agência Pão para o Mundo.

As visitantes e os visitantes foram recepcionados pelo engenheiro agrônomo do CAPA Sighard Hermany e conheceram a loja da cooperativa, assim como a feira orgânica que ocorre nos fundos da Ecovale. Além disso, participaram de uma roda de conversa, coordenada por Hermany, sobre a atuação da ONG na região e nos três estados do sul do Brasil na promoção da agroecologia e da soberania alimentar.

Conforme Hermany, o grupo ficou impressionado com o trabalho realizado pelo CAPA junto às famílias agricultoras no âmbito da produção ecológica, incluindo indígenas e quilombolas em suas ações e proporcionando alternativas de renda para esses públicos. Segundo o engenheiro agrônomo, o grupo visitante, que financia iniciativas como as do CAPA, apoiadas pela Pão para o Mundo, também ficou contente por conhecer esses projetos de desenvolvimento econômico e ecologicamente sustentáveis.

Em sua passagem pela cidade, após visitar o CAPA e a Cooperativa Ecovale, a comitiva conheceu ainda um projeto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) do centro de Santa Cruz do Sul, envolvendo crianças.

Texto e fotos: Kimberly Lessing/Comunicação CAPA Santa Cruz