DOAR AGORA

Época de produção de citros

Notícias

Época de produção de citros
2 de dezembro de 2019 Núcleo Pelotas

A produção de frutas cítricas é uma importante alternativa de renda e para a diversificação produtiva nas propriedades, especialmente da agricultura familiar.

Dentre as variedades cítricas produzidas no Brasil, a laranja é a principal delas, tanto para o consumo in natura, quanto para a indústria, na produção de sucos.

O Rio Grande do Sul é um importante produtor de citros, com produção concentrada principalmente no final do outono e começo do inverno, o que acarreta em oferta maior nesse período, diminuindo o valor de venda, já que a oferta do produto é maior neste período.

A limitação da época da colheita contribui com quedas nos preços recebidos pelos agricultores e também com a dificuldade em comercializar toda a sua produção no auge da safra.

Felizmente, hoje, já é possível fazer um planejamento e escalonamento da colheita, o que melhora o planejamento da atividade, favorece a otimização da mão-de-obra na propriedade e garante a oferta das frutas por um período maior do ano.

Você sabe qual é a época certa para a colheita de laranja e bergamota? Atualmente é possível produzir citros quase o ano todo. O cultivo consorciado com diferentes variedades de laranja já permite a sua colheita de abril a janeiro. Já no caso da bergamota, é possível colher de março a dezembro.

Confira o calendário que produzimos de acordo com cada cultivar indicada para a região sul do Rio Grande do Sul.

eskort mersin - eskort adana