POR EQUIPE CAPA EREXIM
No dia 25 de agosto, o CAPA núcleo Erexim realizou um intercâmbio com o Grupo de Agroecologia do Distrito de Capo-Erê e a Associação de Recicladores Reciclando pela Vida, também de Erexim (RS), para conhecer as experiências da Associação Pitanga Rosa, no município de Chapecó (SC). A partir das trocas, os grupos visitantes poderão aplicar o que foi aprendido em seus quintais e hortas, produzindo alimentos saudáveis para o consumo das famílias.
Durante o intercâmbio, houve apresentação do trabalho desenvolvido pela Pitanga Rosa, feito por Dona Rosa, uma das mulheres que iniciou a associação. Ela explicou todo o processo histórico e de lutas da associação até os dias atuais, demonstrando todo o conhecimento e sabedoria que recebeu de suas e seus ancestrais em relação às plantas medicinais e que vem, desde então, semeando pelo mundo.
A Associação Pitanga Rosa é um coletivo de mulheres voluntárias, urbanas e rurais, que tem sua sede localizada na Linha Faxinal dos Rosas, zona rural de Chapecó. O objetivo principal da associação é o estudo e a pesquisa das plantas medicinais e sementes crioulas, utilizando desses conhecimentos para o bem comum, na prevenção da saúde e da biodiversidade.
Após o momento de apresentação, o grupo fez uma caminhada para conhecer a agrofloresta medicinal da associação, onde existem mais de 150 espécies de plantas medicinais catalogadas. Posteriormente, foi servido um almoço, com produtos cultivados pelas mulheres, agroecológicos, com sabor de luta e amorosidade.
À tarde, foi realizada a visitação no prédio sede da associação, onde foram realizadas oficinas práticas de preparo de sal temperado, spray para garganta, pomada para a pele, e bioinsumos utilizados nos cultivos. Cada participante pode levar um pouco dos produtos para suas casas, além de receber uma cartilha da Piranga Rosa.