DOAR AGORA

Rede de Agroecologia – Ecovida recebe Prêmio Folha Verde 2019

Notícias

Rede de Agroecologia – Ecovida recebe Prêmio Folha Verde 2019
11 de dezembro de 2019 fld

No dia 9 de dezembro, segunda-feira, a Rede de Agroecologia – Ecovida recebeu, em Porto Alegre (RS), o Prêmio Folha Verde 2019 na categoria Trabalhadores Rurais, concedido pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A cada ano, a homenagem é direcionada a 12 categorias (veja abaixo), destacando pessoas, instituições e empresas que trabalham para garantir o crescimento do setor agropecuário e o desenvolvimento da economia gaúcha.

Na homenagem, estiveram representando a Rede Ecovida Lauderson Holz, (coordenação da Rede Ecovida e equipe CAPA), Luana Schiavon (coordenação da Rede Ecovida e agricultora), Augusto Weber (equipe do CAPA), e os agricultores Clécio Weber, Joel Paz, Edson Garcia e Lucas Rodrigues, que estava acompanhado de sua filha Anahy Cabral e de seu filho Yamandu Cabral.

Fundada em 1998, a Rede desenvolve e multiplica iniciativas de agroecologia no sul do Brasil. Articula 4.500 famílias (destas, 2.033 possuem certificação orgânica) em 409 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo. Trabalha com temas importantes como a biodiversidade, sementes crioulas, relações de gênero, juventudes e enfrentamento a todas as formas de violência para construção de um mundo mais fraterno e justo.

“Em nome das famílias agricultoras, jovens, crianças, pessoas idosas, professoras e professores, apoiadoras e apoiadores, consumidoras e consumidores e organizações vinculados à Rede, queremos agradecer”, iniciou Lauderson no discurso de agradecimento.

“O prêmio representa um importante reconhecimento do trabalho. Fortalece as relações das pessoas envolvidas com a produção e oferta de alimentos saudáveis à população. Além disso, aumenta o compromisso de continuar com a caminhada da agroecologia”, continuou Luana.

As 12 categorias da premiação receberam 165 indicações de 27 parlamentares. As vencedoras, que recebem certificados e o Troféu Folha Verde, foram escolhidas por uma comissão julgadora formada por jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal ligados ao setor. O troféu representa uma folha de amoreira, símbolo de resistência e imortalidade.

Viva a agroecologia e viva a rede!

Categorias premiadas

Agricultura Familiar, Setor Agrícola, Cooperativas Agrícolas, Trabalhadores Rurais, Pecuária, Propriedade Agropecuária Modelo, Setor Rural, Setor Desenvolvimento Agrário, Setor Florestal, Mídia Agrícola, Setor Público Agropecuário, Setor Agricultura Ecológica.

eskort mersin - eskort adana