Marechal Cândido Rondon (PR) – No dia 18 de janeiro, a agricultora Amanda Vorpagel Griep colheu uma abóbora de 34 quilos e 65 centímetros de comprimento, em sua propriedade localizada na Vila Rural Santa Clara, no interior de Marechal Cândido Rondon.
Amanda e seu marido, Romaldo Griep, residem na propriedade há 17 anos e sempre cultivaram abóboras. No entanto, segundo o casal, nunca haviam colhido uma que tivesse atingido esse tamanho. De acordo com a agricultora, a planta não foi semeada e deve ter nascido a partir das sementes que ao longo do tempo foram se espalhando no local, e que as boas condições do solo favoreceram o seu desenvolvimento. Amanda disse que irá guardar as sementes para um próximo cultivo.
De acordo com a técnica do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA)/Núcleo Rondon, Francini Mendosa, a variedade da abóbora é crioula, ou seja, as sementes são nativas. “Sem dúvida, o solo fértil, úmido e adubado com material orgânico contribui para o maior desenvolvimento do fruto”.
Francini é responsável pelo acompanhamento técnico junto ao casal. “Todo o manejo da produção é realizado de forma agroecológica, ou seja, sem fazer uso de venenos e agrotóxicos”, disse. “O manejo sustentável valoriza as sementes tradicionais e a produção de alimentos em harmonia com a natureza e a cultura local”.
Texto e fotos: O Presente Digital