DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Rede Ecovida em pauta no CAPA
15 de agosto de 2018 zweiarts
In Todas as Notícias

Verê/PR – Durante os dias 6 e 7 de agosto estiveram reunidos integrantes das equipes técnicas dos núcleos de Verê, Marechal Cândido Rondon e Erexim para uma capacitação sobre a Certificação Participativa da Rede Ecovida. A oficina aconteceu no Verê e foi conduzida pelo engenheiro agrônomo, Ivo Macagnan,  do CAPA Erexim, que atualmente está na coordenação da Rede Ecovida de Agroecologia.

O CAPA, em seus cinco núcleos de organização e atuação, assessora seis núcleos da Rede Ecovida. O CAPA Pelotas assessora o núcleo Sul, Santa Cruz, o núcleo Vale do Rio Pardo, Erexim, os núcleos Alto Uruguai e Vale do Rio Uruguai, Verê, o núcleo Sudoeste e Marechal Cândido Rondon, o núcleo Oeste do PR.

O objetivo da capacitação foi unificar o processo de certificação participativa entre os núcleos do CAPA. Assim as equipes técnicas podem replicar para as famílias e grupos assessorados, o processo de certificação participativa de forma clara e precisa, destaca Ivo. Essa capacitação deverá acontecer com mais pessoas das equipes técnicas dos demais núcleos do CAPA.

Na oficina a metodologia adotada foi de leitura e interpretação dos documentos da Rede Ecovida. Além disso, simultaneamente houve partilha de vivencias, dúvidas e troca de experiências.

O processo de certificação participativa é feito pelas famílias, estas é que são as protagonistas da Rede Ecovida. Às equipes técnicas do CAPA cabe conhecer os processos e a legislação vigente para orientar as famílias quanto ao preenchimento dos documentos e esclarecer eventuais dúvidas técnicas, comenta Ivo.

Texto: Equipe Verê e Ivo Macagnan / Fotos: Equipe Verê
eskort mersin - eskort adana