POR EQUIPE DO PROGRAMA CAPA NÚCLEO RONDON
Na última sexta-feira, dia 20 de setembro, a Associação Central dos Produtores Rurais Ecológicos (Acempre), de Marechal Cândido Rondon (PR), e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) do Paraná firmaram termo de fomento para o Projeto Coopera PR, intitulado “Fortalecimento da Agricultura Familiar de Bases Ecológicas”.
O projeto contempla as famílias agricultoras com produção orgânica certificada pela Rede Ecovida e que são as principais fornecedoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) Orgânico do município de Marechal Cândido Rondon.
Os investimentos serão destinados à melhoria da qualidade da produção, atendimento a padrões de qualidade e normas de produção orgânica vigentes. Para a associação, a aquisição de um veículo utilitário de carga irá garantir a qualidade dos produtos durante o transporte, ampliando as oportunidades de acesso a novos mercados, além de outros equipamentos.
Segundo Raquel Rossi, coordenadora do Programa CAPA Núcleo Rondon, este projeto demonstra a importância da organização social da associação. “O mesmo foi construído de forma coletiva e participativa com as famílias agricultoras e diretoria, onde as demandas das famílias e da associação foram contempladas com olhar técnico para otimizar os recursos investidos”.
A Acempre é assessorada pelo Programa CAPA da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), e o projeto foi elaborado pela associação com o apoio da equipe técnica do Programa CAPA Núcleo Rondon e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).