POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FLD
Aconteceu no dia 18 de julho, o terceiro encontro de mulheres da Cooperativa Nossa Terra, com a participação de 70 mulheres cooperadas e representantes de entidades parceiras, como a FLD através do Programa CAPA núcleo Erexim, na Cantina Slongo, em Erexim (RS).
O encontro buscou fortalecer a participação de mulheres agricultoras e cooperadas nos espaços da Cooperativa, evidenciando a importância da união entre elas frente aos desafios impostos pela sociedade, reafirmando o compromisso da cooperativa na promoção da equidade, igualdade de oportunidades, no fortalecimento da participação das mulheres no mundo cooperativista e na importância do papel das mulheres no desenvolvimento da cooperativa.
Contou com atividades que debateram os problemas enfrentados pelas mulheres e o quanto eles impactam diretamente os seus modos de vida. O coletivo de mulheres Nossa Terra ressaltou o seu papel dentro da cooperativa, com o compromisso permanente de promover debates, rodas de conversa e atividades para promover a participação cada vez maior de mais mulheres nos espaços cooperativistas.
“Foi uma alegria poder participar do encontro. O evento é pensado para que as mulheres busquem conhecimento, valorização e também tenham um momento de confraternização. Tenho certeza que irei aplicar muito dos ensinamentos que ouvi aqui com o propósito de evoluir e me tornar uma pessoa melhor”, enfatiza Aline Skovronski, agricultora e integrante da comissão organizadora.
De acordo com Bárbara Canalli, assistente social do Programa CAPA núcleo Erexim, que assessora a Cooperativa Nossa Terra, o encontro é uma ação importante para incentivar as associadas a participarem dos espaços da cooperativa que, historicamente são presididos por homens. “Essas iniciativas são importantes para valorizarmos e incluirmos as mulheres em espaços que são comumente ocupados pelos homens, onde a figura masculina se sobressai nos processos, causando uma invisibilização do trabalho e da figura feminina nas unidades de produção e na Cooperativa como um todo”, conclui.