DOAR AGORA

CAPA Erexim e Cooperativa Nossa Terra participam de assessoria sobre SPDH para produção de tomates rasteiros

Notícias

CAPA Erexim e Cooperativa Nossa Terra participam de assessoria sobre SPDH para produção de tomates rasteiros
16 de fevereiro de 2024 fld
POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FLD

Com a presença de Jamil Fayad, engenheiro agrônomo e pesquisador-extensionista do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), o programa CAPA núcleo Erexim, da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), e a Cooperativa Nossa Terra estiveram nas unidades de produção orgânica de tomates rasteiros em Erval Grande (RS) para tratar sobre a construção de SPDH.

Jamil assessorou o grupo presente tratando sobre a nutrição das plantas, colocando-as como centrais na análise e tomada de decisões no dia a dia para a qualificação dos processos produtivos. O diálogo foi feito diretamente com as agricultoras e os agricultores para a construção conjunta de conhecimentos e propostas de produção e condução do sistema de SPDH.

“A planta ao fim do seu desenvolvimento gera filhos e filhas (frutos/sementes) e, nesse momento, também libera suas folhas e deixa raízes no solo e vai enriquecendo o ambiente próximo onde seus filhos e filhas irão morar. A planta busca a todo esforço deixar uma casa (ambiente) melhor, mais equilibrado e tranquilo para seus descendentes que ficam pertinho ali, bem próximos de onde ela está e esteve”, explicou Jamil.

O grupo fez uma visita à unidade de produção de Roberto e Vitor, do Grupo Compromisso com a Vida, de Erval Grande.

“A intenção maior de entender a Taxa Diária de Absorção toda de nutrientes, ou seja, como diria Jamil, ‘a hora e a quantidade certa que a planta deseja comer’, é uma proposta que gera reflexões e interações entre humanidade e planta que provocam uma visão diferente do espaço tempo dentro do nosso cotidiano. Provocações que libertam o pensar das agricultoras e dos agricultores agroecologistas e um belo e bom desafio para a agricultora agroecológica”, ressaltou João Daniel Wermann Foschiera, coordenador de FLD-CAPA Erexim.

eskort mersin - eskort adana