DOAR AGORA

Notícias

Notícias

1º Seminário Regional de Homeopatia na Agricultura e Ambiente em Erexim (RS)
24 de março de 2023 Diangela Menegazzi

Aconteceu no dia 23 de março, em Erexim(RS), o 1º Seminário Regional de Homeopatia na Agricultura e Ambiente. O evento reuniu 115 participantes, entre agricultoras e agricultores familiares, profissionais da área agrícola, representantes de organizações ligadas à produção de alimentos na região, movimentos sociais, professores e estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

A abertura contou com representantes das organizações promotoras do evento: o Centro de Apoio e Proteção da Agroecologia (CAPA), a Cresol, a UFFS, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e a SUTRAF Alto Uruguai. Foi destacada a importância de avançar em iniciativas como esta, que buscam ampliar o acesso aos conhecimentos da homeopatia popular, trocando experiências de usos e contribuindo para a produção de alimentos saudáveis, especialmente na produção agroecológica.

Na sequencia aconteceu a palestra Homeopatia Integrativa, ministrada por Pedro Boff, da Epagri de Lages (SC). “Homeopatia é uma ciência e também arte de cura, de forma rápida, suave e duradoura, o que a torna um importante recurso terapêutico onde o foco não é a ‘eliminação’ da doença, mas o restabelecimento da saúde”. Boff também fez um apanhado histórico sobre a evolução da homeopatia, partindo dos estudos de Hahnemann (1796) e abordando os estímulos que provocam a reação do organismo enfermo.

A homeopatia é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980 e também uma das práticas integrativas e complementares no SUS desde 2006, mas há uma luta de paradigmas e um conflito de interesses que interfere na sua adoção de forma mais ampla. Um dos aspectos importantes da homeopatia deve ser a disseminação de conhecimentos, para que cada vez mais pessoas tenham acesso não só à rica bibliografia sobre o tema, mas a cursos e encontros como este, entendendo seus princípios e trocando experiências sobre seus usos.

O seminário teve ainda apresentações de 11 estudos de caso de alunas e alunos dos cursos de homeopatia, realizados na UFFS em 2020 e 2021. São estudos sobre o uso de homeopatia em plantas, animais e ambiente. Foi um importante momento de partilha e reafirmação do potencial da homeopatia tanto no aspecto da conservação ambiental, como para a produção de alimentos saudáveis.

Curso de Homeopatia na Agricultura e Ambiente

Uma nova turma do curso de Homeopatia na Agricultura e Ambiente vai iniciar as atividades no final do mês de abril. Segundo a professora Tarita Cira Deboni, coordenadora da capacitação, as aulas serão presencias, na UFFS – Campus Erexim, uma vez ao mês, com alguns encontros on-line.

O curso terminará em novembro, quando os participantes deverão apresentar estudos de caso sobre o tema. As inscrições estão abertas e devem ser feitas nas organizações promotoras do curso: UFFS, CAPA, CETAP, MAB, Cresol e SUTRAF-Alto Uruguai.

Texto: CETAP
Fotos: Marcelo Araujo/CETAP

eskort mersin - eskort adana