DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Grupo de mulheres de Marechal Cândido Rondon conhece práticas do horto de Pato Bragado, no Oeste do Paraná
11 de novembro de 2022 Diangela Menegazzi

O grupo de mulheres agricultoras do distrito de Margarida, em Marechal Cândido Rondon (PR), visitou o Horto Municipal Medicinal de Pato Bragado, no dia 8 de novembro. 

As visitantes conheceram técnicas de manejo e cuidado que a agricultora Tercília Medin (Bimba) aplica às plantas medicinais, aromáticas e condimentares no horto. O espaço é mantido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.

As agricultoras estão interessadas em dedicar mais tempo e atenção para desenvolver hábitos de prevenção e promoção da saúde. A atividade foi realizada pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), que assessora o grupo de mulheres de Margarida há 15 anos.   

Trabalho de assessoria

A equipe do CAPA realiza encontros mensais com o grupo de mulheres do distrito de Margarida. O foco é formação e trocas de conhecimento sobre temas escolhidos coletivamente. Cerca de 30 mulheres participam regularmente. 

Em outubro, as assessoras Raquel Rossi e Amanda Cecato promoveram uma atividade teórica sobre o uso de plantas medicinais. Esse estudo culminou na visita ao horto neste mês.

Em dezembro, o tema a ser abordado será óleos essenciais. O conhecimento será partilhado por uma das integrantes do grupo. Segundo Raquel, para o início de 2023, já existe demanda para um curso prático de produção de pomadas, shampoos e tinturas. “Tudo voltado para a saúde das mulheres”, ressalta.

#AgroecologiaFLDCAPA #AssessoriaTécnica #GrupoDeMulheres

eskort mersin - eskort adana