DOAR AGORA

Estudantes da zona rural tem práticas agrícolas na escola

Notícias

Estudantes da zona rural tem práticas agrícolas na escola
11 de outubro de 2022 Rocheli Wachholz

Com parceria desde 2018, FLD-CAPA vem desenvolvendo atividades com os alunos do pré ao 9º ano da escola Guido Timm, em Canguçu/RS. As atividades envolvem alimentação saudável, produção de alimentos e práticas agroecológicas diversas. Por ser uma escola do campo, a intenção é que os alunos tenham práticas que estejam mais próximas a sua realidade e desenvolvam aptidões, para que posteriormente possam desenvolver as atividades agrícolas na propriedade da família.

De acordo com Zamir Cardoso, técnico de FLD-CAPA que acompanha o trabalho na escola, esse contato dos alunos com as práticas agrícolas desde cedo é muito importante para que eles aprendam com as atividades teóricas e práticas e adquiram maior autonomia e gosto pelo trabalho com a terra. “Nós desenvolvemos algumas atividades teóricas em sala de aula, mas sempre buscando aliar com a prática, como hoje por exemplo, onde fizemos canteiros para o plantio de hortaliças e abóboras, uso de adubação orgânica e outras práticas agroecológicas”, explica Zamir.

Com ações mensais, 180 alunos tem contato com as práticas agrícolas e aprendem sobre diversos aspectos que envolvem a agroecologia. “A intenção dessas atividades na escola é que os alunos possam replicar as ações nas suas propriedades, tendo uma horta, um espaço onde possam praticar a agroecologia e com isso também ir trabalhando com as suas famílias toda essa metodologia de uma produção mais limpa e do cuidado com o meio ambiente”, conclui Zamir.

A partir desse trabalho é possível que as crianças e jovens ampliem o seu conhecimento e no futuro possam desenvolver atividades econômicas que gerem renda e melhorem a qualidade de vida para a sua família e tenham mais condições de permanecerem na propriedade.

eskort mersin - eskort adana