Com parceria desde 2018, FLD-CAPA vem desenvolvendo atividades com os alunos do pré ao 9º ano da escola Guido Timm, em Canguçu/RS. As atividades envolvem alimentação saudável, produção de alimentos e práticas agroecológicas diversas. Por ser uma escola do campo, a intenção é que os alunos tenham práticas que estejam mais próximas a sua realidade e desenvolvam aptidões, para que posteriormente possam desenvolver as atividades agrícolas na propriedade da família.
De acordo com Zamir Cardoso, técnico de FLD-CAPA que acompanha o trabalho na escola, esse contato dos alunos com as práticas agrícolas desde cedo é muito importante para que eles aprendam com as atividades teóricas e práticas e adquiram maior autonomia e gosto pelo trabalho com a terra. “Nós desenvolvemos algumas atividades teóricas em sala de aula, mas sempre buscando aliar com a prática, como hoje por exemplo, onde fizemos canteiros para o plantio de hortaliças e abóboras, uso de adubação orgânica e outras práticas agroecológicas”, explica Zamir.
Com ações mensais, 180 alunos tem contato com as práticas agrícolas e aprendem sobre diversos aspectos que envolvem a agroecologia. “A intenção dessas atividades na escola é que os alunos possam replicar as ações nas suas propriedades, tendo uma horta, um espaço onde possam praticar a agroecologia e com isso também ir trabalhando com as suas famílias toda essa metodologia de uma produção mais limpa e do cuidado com o meio ambiente”, conclui Zamir.
A partir desse trabalho é possível que as crianças e jovens ampliem o seu conhecimento e no futuro possam desenvolver atividades econômicas que gerem renda e melhorem a qualidade de vida para a sua família e tenham mais condições de permanecerem na propriedade.