DOAR AGORA

Morando Bem no Quilombo

Notícias

Morando Bem no Quilombo
29 de agosto de 2019 Núcleo Pelotas

No dia 22 de agosto foi realizado um dia de campo do que encerrou o “Projeto Morando Bem no Quilombo” na Comunidade Quilombola Tio Dô em Santana do Boa Vista (RS). Projeto este financiado pelo Fundo Socioambiental da CAIXA e executado pelo CAPA Pelotas, projeto que visou a melhoria de vida nas comunidades quilombolas em que o CAPA trabalha através de implantação de quintais, distribuição de mudas e proteção de fontes de água.

Estavam presentes cerca de 200 pessoas dos Quilombos do Algodão, Tio Dô, Monjolo, Serrinha do Cristal, Serro das Velhas, Maçambique, Boqueirão, Medeiros, e Coxilha negra. Foram realizadas atividades divididas em três estações práticas e demonstrativas, como manejo de Sistemas Agroflorestais, minhocário e o modelo caxambu de proteção de nascentes (que foi utilizado no projeto).

Na parte da tarde, lideranças das comunidades exaltaram a importância do projeto e reforçaram a necessidade de união entre as comunidades, dado o difícil momento que atravessa o país. Ainda foi apresentado um vídeo sobre a experiência do projeto com foco nas mulheres beneficiárias e a importância da água nas comunidades quilombolas. Ainda foi ressaltado por todos a necessidade da continuidade de projetos deste molde nas comunidades quilombolas.

Texto e foto: Elias Wojahn

eskort mersin - eskort adana