Morando Bem no Quilombo

Notícias

Morando Bem no Quilombo

No dia 22 de agosto foi realizado um dia de campo do que encerrou o “Projeto Morando Bem no Quilombo” na Comunidade Quilombola Tio Dô em Santana do Boa Vista (RS). Projeto este financiado pelo Fundo Socioambiental da CAIXA e executado pelo CAPA Pelotas, projeto que visou a melhoria de vida nas comunidades quilombolas em que o CAPA trabalha através de implantação de quintais, distribuição de mudas e proteção de fontes de água.

Estavam presentes cerca de 200 pessoas dos Quilombos do Algodão, Tio Dô, Monjolo, Serrinha do Cristal, Serro das Velhas, Maçambique, Boqueirão, Medeiros, e Coxilha negra. Foram realizadas atividades divididas em três estações práticas e demonstrativas, como manejo de Sistemas Agroflorestais, minhocário e o modelo caxambu de proteção de nascentes (que foi utilizado no projeto).

Na parte da tarde, lideranças das comunidades exaltaram a importância do projeto e reforçaram a necessidade de união entre as comunidades, dado o difícil momento que atravessa o país. Ainda foi apresentado um vídeo sobre a experiência do projeto com foco nas mulheres beneficiárias e a importância da água nas comunidades quilombolas. Ainda foi ressaltado por todos a necessidade da continuidade de projetos deste molde nas comunidades quilombolas.

Texto e foto: Elias Wojahn