DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Comida boa na Rádio traz informações sobre agroecologia e dicas práticas
14 de setembro de 2018 zweiarts
In Todas as Notícias

Coordenador do CAPA Verê (PR), Jhony Luchmann, falou no evento, representando também os núcleos de Erexim, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Marechal Cândido Rondon

São Leopoldo/RS – O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) lançou, no dia 14 de setembro, mais uma iniciativa da campanha Comida boa na Mesa – Comida boa na Rádio. São programas curtos, com informações sobre agroecologia, além de dicas técnicas e o “faça você mesmo”. O lançamento aconteceu durante a Reunião entre a Presidência e os Pastores, Pastoras Sinodais, Presidentes, Tesoureiros e Tesoureiras Sinodais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com a participação da Secretaria Geral.

A cada semana, um novo assunto será abordado. Os programas estarão neste site, para download, com a grade de programação, e são de livre uso, desde que citada a fonte – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia e Fundação Luterana de Diaconia.

O lançamento e a participação na reunião da IECLB se deu em comemoração aos 40 anos do CAPA, celebrados este ano. Na ocasião, falaram o coordenador do CAPA Verê (PR), Jhony Luchmann, representando os cinco núcleos de atuação – Erexim, Pelotas, Santa Cruz do Sui, Marechal Cândido Rondon e Verê; a secretária executiva da Fundação Luterana de Diaconia – instituição pela qual o CAPA foi incorporado em 2018, Cibele Kuss; e o pastor presidente da IECLB, pastor Dr. Nestor Friedrich.

Após o lançamento, foi servido um coquetel pelo grupo Mãos Dadas, da Rede de Comércio Justo e Solidário, da FLD.

Passado, presente e futuro

O CAPA é uma organização da sociedade civil, vinculada à IECLB, com atuação nos três estados do sul do Brasil – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Criado em 1978, iniciou suas atividades em 15 de junho de 1979, na cidade de Santa Rosa (RS), com o nome de Centro de Aconselhamento ao Pequeno Agricultor.

Sua criação se deu no momento em que agricultoras e agricultores familiares eram expulsas e expulsos do campo, pelo modelo de desenvolvimento chamado “Revolução Verde” – um pacote de modernização baseada na produção agrícola em grande escala, no uso intensivo de agrotóxicos e na mecanização, rompendo com a lógica da agricultura familiar. Já ali, a proposta do CAPA se fundamentava na disseminação de práticas econômica e ecologicamente sustentáveis, entre famílias produtoras rurais, oferecendo alternativas para a permanência no campo

“Completamos 40 anos de atuação em prol da Agroecologia, da agricultura familiar e camponesa, de consumidoras e de consumidores”, disse Luchmann. “Nosso trabalho está alicerçado na cooperação, na busca por direitos para todas pessoas e na construção de um mundo mais justo, mais solidário e com Comida boa na Mesa”. O coordenador afirmou ainda que “apesar da atual conjuntura de desmontes e de retrocessos das políticas públicas, se festeja a história, a luta diária e os sonhos. Reafirmamos nossa convicção na viabilidade de uma agricultura sem agrotóxicos, na luta e resistência contra o agronegócio e contra práticas que transformam os campos em grandes monocultivos”

Grade de programação – programas de rádio

 

Data
da publicação
Tema
14/9 Plantas Medicinais – como montar
sua farmácia caseira
21/9 Campanha Comida Boa na Mesa
28/9 A
melhor época para consumir frutas e verduras
5/10 Agroecologia
– compromisso de todas as pessoas
12/10 Como
preparar chás com plantas medicinais
19/10 Horta doméstica – fonte de saúde
para toda família
26/10 A importância do consumo de frutas
2/11 Adubação verde
9/11 Abelhas sem ferrão
16/11 Sistemas
Agroflorestais
23/11 Enfermeiras da terra
30/11 Homeopatia
na Agricultura Familiar
7/11 Plantas
repelentes
14/12 Cultivo do tomateiro em estufa
21/12 Pomares caseiros ou domésticos
21/12 Hortas caseiras ou domésticas
28/12 Lua e agricultura
4/1 Compostagem

 

11/1 Plantas amigas e plantas inimigas
18/1 Mudas de hortaliças

 

25/1 Bem
estar animal
½ Cultivo de erva-mate em sistemas
agroflorestais
8/2 Abelhas sem ferrão II
eskort mersin - eskort adana