![](https://capa.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_F529BF-0A6BE7-8C8B55-0FCB63-DBA39A-24426C-1170x780.jpg)
Pelotas – RS – Foi na terça-feira, dia 5 de setembro, que aconteceu o Seminário de Agroecologia e Certificação Participativa 2017 e Assembleia do Núcleo Sul da Rede Ecovida. Evento que tratou de certificação participativa de produtores agroecológicos da região.
O seminário foi na Estação Experimental Cascata da Embrapa, uma das únicas estações exclusivas da agricultura familiar no Brasil, e contou com a participação de 170 pessoas, incluindo agricultores,agricultoras e dirigentes de entidades parceiras, participantes de Rede Ecovida.
O coordenador técnico da Embrapa Cascata, Carlos Alberto Medeiros, fez a abertura do seminário, seguido pela fala da Coordenadora do CAPA Pelotas Rita Surita, de Nilo Schiavon(Arpa Sul), Marigaine Medeiro(Cooperativa Sul Ecológica) e Fábio Prestes(Cooperativa União).
Em seguida, a agrônoma Patrícia Martins representando as Sementes Bionatur falou sobre a importância da produção orgânica desde as sementes: “Um produto orgânico começa pelas sementes, e com a certificação orgânica temos chances de fortalecer a diversificação produtiva”.
A programação ainda contou um relato das visitas técnicas da comissão de produção orgânica, que aconteceram de 3 a 7 de julho, onde foram visitadas feiras e propriedades ecológicas em seis municípios da região. Além de entrega de certificados de produtores ecológicos.