DOAR AGORA

Notícias

                 

Notícias

​Saúde e segurança alimentar e nutricional no Vale do Taquari
8 de agosto de 2017 zweiarts
In Todas as Notícias

Teutônia (RS) – O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e o Sínodo Vale do Taquari, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), promoveram no dia 3 de agosto, em Teutônia, o Encontro Anual dos Grupos de Saúde Comunitária. Cento e quarenta pessoas estiveram presentes.

O tema que orientou o encontro, apresentado pela engenheira agrônoma Claudia Petry, foi Comida boa na Mesa e Agroecologia, a partir da campanha do CAPA. Além da palestra, constou da programação pronunciamentos de autoridades, uma celebração, espaço para debate e reflexão sobre o tema trabalhado e entrega de mudas de batata-doce. O encerramento foi feito com um lanche comunitário.

O projeto dos grupos de saúde comunitária teve início em 2003, em uma iniciativa conjunta do CAPA e do Sínodo Vale do Taquari, com apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Em 2017, o PSC, que completa 14 anos, reúne 280 pessoas em 16 grupos: 10 no município de Teutônia, quatro em Westfália, um na cidade de Pavera-ma e um em Cruzeiro do Sul. Teve início em oito comunidades, que haviam manifestado interesse em participar de iniciativas que envolvessem saúde preventiva e alimentação saudável.

O trabalho objetiva melhorar a qualidade de vidas das famílias através da segurança e soberania alimentar e nutricional, saúde preventiva, resgate do saber popular das plantas medicinais, produção agroecológica e farmácia caseira. As reuniões acontecem mensal ou bimensalmente.

Avaliações mostram quão significativos são os resultados do trabalho: há relatos de melhoria da qualidade da alimentação, diminuição do uso de medicamentos alopáticos, resgate da cultura dos hortos medicinais e de quintais de frutas nativas.

eskort mersin - eskort adana - takipcimx 1000 - instagram free followers - deneme bonusu veren siteler - Twitch viewer bots