DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Alimentos saudáveis para o campo e a cidade
6 de junho de 2017 zweiarts
In Todas as Notícias

Roda de Diálogo – Alimentos Saudáveis para o Campo e a Cidade na Câmara de Vereadoras e Vereadores 

 

Erexim (RS) – A Semana do Alimento Orgânico é uma ação coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com outras organizações governamentais e organizações da sociedade civil. É promovida anualmente para fortalecer a campanha “Produto Orgânico, Melhor para a Vida”, que teve início na última semana de maio e se estende até maio de 2018. Esse ano, o tema da semana  foi Você também faz parte desta rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica!

Quem consome produtos agroecológicos um dos motivos da escolha é o sabor. Alimentação com gostinho de infância: longe de lanchonetes, longe da industrialização, é comida típica, comida boa, comida de verdade. É comida produzida com responsabilidade e com justiça social. O alimento não é mercadoria e comer é um ato político.

O Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai (NAAU), constituído em agosto de 2012, tem por objetivos contribuir no ensino, pesquisa e extensão do conhecimento científico no campo da agroecologia e incentivar a agricultura agroecológica na Região Alto Uruguai, tendo como princípios a conservação da biodiversidade e da diversidade cultural regional e valores como ética e a solidariedade.

As entidades que fazem parte do núcleo realizaram diversas ações relacionadas à conscientização e incentivo ao consumo dos alimentos orgânicos e agroecológicos na região.

Tribuna Livre

No dia 29 de maio, antes de sua sessão ordinária, a Câmara de Vereadores acolheu a Tribuna Livre, para divulgar a Semana do Alimento Orgânico, a importância, os benefícios ambientais, sociais e nutricionais e apresentar dados sobre os principais agrotóxicos utilizados nos municípios de Aratiba, Barão de Cotegipe e Erexim em 2011, 2012 e 2916. A apresentação foi feita pelo engenheiro agrônomo Ulisses Pereira de Mello, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e pela coordenadora do CAPA/Núcleo Erexim, Ingrid Margarete Giesel.

Roda de Diálogo

No dia 31 de maio, também na Câmara de Vereadores, foi realizada a Roda de Diálogo – Alimentos Saudáveis para o Campo e a Cidade, com a participação de Ulisses P. Mello (UFFS), Cláudia Petry (UPF) e Ingrid Margarete Giesel.

Hoje vivemos numa cultura de supermercado, em que tudo se encontra disponível e desconhecemos a época própria dos alimentos, as condições em que foram produzidos e transportados e os perigos do uso dos agrotóxicos.

A alimentação agroecológica faz parte desta nova visão de mundo, que tenta estabelecer uma interconexão entre o respeito a todas as formas de vida, o sagrado, que é a própria natureza e a alimentação.

Comida Boa, comida de verdade, comida sustentável, é uma parceria muito bonita entre a cozinha, o compromisso com a produção local, a consciência ecológica, respeito ao meio ambiente e as gerações futuras.

eskort mersin - eskort adana