DOAR AGORA

Notícias

Notícias

10º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia em Erexim
19 de abril de 2017 zweiarts
In Todas as Notícias

Erexim (RS) – Entre os dias 21 a 23 de abril, Erexim estará sediando o 10º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia, no Parque da ACIE e já estão confirmadas a participação de 1.500 pessoas. O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) estão na organização do evento, contando também com o apoio do Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai, Núcleos da Rede Ecovida e instituições de ensino, pesquisa e extensão.

O encontro é realizado a cada dois anos e tem como objetivos a promoção da agroecologia, a articulação entre os núcleos, estimular a socialização de experiências, informações e técnicas para a produção agroecológica e reforçar o trabalho de mais de 4.500 famílias organizadas em 300 grupos, 30 organizações da sociedade civil, 20 cooperativas e associações de consumidores e 100 unidades de processamento.

A Rede Ecovida de Agroecologia é um espaço de articulação da agricultura agroecológica nos três estados do sul do Brasil, organizada em 27 núcleos regionais, composta por entidades de assessoria, grupos, associações, cooperativas de agricultoras e agricultores, consumidoras e consumidores e simpatizantes da produção e consumo de produtos agroecológicos. Uma de suas principais conquistas foi o reconhecimento do selo de certificação orgânica através do Sistema Participativo de Garantia (SPG).

Na programação do encontro, destaque para o painel central Rede Ecovida de Agroecologia: cuidado, cultura e bem viver – construindo caminhos, com a participação de Nancy Cardoso e Valter Girelli. Também a realização de sete seminários: Sementes e agroecologia; ATER e agroecologia; Estratégias de comercialização para a segurança alimentar e nutricional; Agroecologia e sistemas de produção sustentáveis e autonomia de agricultoras e agricultores familiares; Rede Ecovida e o processo de certificação; Mulheres e agroecologia; e Juventude e agroecologia. Serão oferecidas 30 oficinas sobre temas estratégicos, como Rede de sistemas agroflorestais agroecológicos do sul do Brasil, Homeopatia na agropecuária, Substratos e biofertilizantes, Circuitos de comercialização, Slow food e a defesa do alimento bom, Slow beer – cervejas com identidade de defesa do território e da biodiversidade, Sementes crioulas, Agroecologia e sistemas resilientes de produção agrícola, Abelhas sem ferrão, Sistemas agroflorestais e adequação ambiental, Produção de grãos orgânicos, Mulheres e a certificação participativa e cardápio orgânico (PANCs). Para quem não é da Rede Ecovida, as inscrições são LIMITADAS e os interessados devem entrar em contato com o CAPA ou CETAP.

No dia 22 de abril, das 13h30min até às 19h, o evento estará aberto para o público externo conhecer a Feira de Saberes e Sabores e comprar produtos agroecológicos certificados pela Rede Ecovida. Em diversos momentos, teremos apresentações culturais, atividades para as crianças, carinhosamente chamado de Encontrinho, e a gravação do Programa Vida no Sul apresentado pelo músico Antônio Gringo na TV Aparecida.

As refeições, almoços e jantares serão coordenadas por cinco cozinheiras e cozinheiros do Movimento Slow Food Brasil, com produtos agroecológicos, procurando inovar e dar um outro olhar para a alimentação, considerando a biodiversidade da região, utilizando também plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

Para a engenheira agrônoma, Ingrid Margarete Giesel, coordenadora do CAPA, é motivo de muita alegria e compromisso sediar este encontro em Erexim: “estamos construindo um espaço de socialização e divulgação da agroecologia, de valorização das experiências e dos saberes, de destaque para a importância da segurança e soberania alimentar e nutricional e da economia solidária.”

O encontro é um espaço de discussões, intercâmbios e consolidação da Rede Ecovida de Agroecologia, referência no Brasil e no exterior pelos avanços na produção, no processamento, na comercialização e certificação participativa de produtos agroecológicos.

eskort mersin - eskort adana