DOAR AGORA

Notícias

Notícias

CAPA cria programa para resgatar cultura de batata doce
3 de fevereiro de 2017 zweiarts
In Todas as Notícias

Pelotas – RS – O CAPA, com apoio da Embrapa Clima Temperado, através de mudas de batata doce, está resgatando a qualidade desta tradicional cultura.

A partir de 150 mudas matrizes, que são mudas isentas de viroses, o CAPA está lançando um programa de matrizeiro de batata doce, onde espera-se destas atingir um total de 45 mil mudas de batata doce, sendo assim um projeção cada muda gerar outras 300.Destas 150 mudas se tem três cultivares; a BRS Amélia, que foi selecionada através de plantas provenientes de São Lourenço do Sul, BRS CUIA e BRS Rubissol que foram selecionadas de plantas provenientes de Pelotas, num trabalho de pesquisa e avaliação da Embrapa desde 1997 até 2007.

Esse programa visa, além de segurança alimentar, que seja gerada produção para mercados de circuitos curtos e locais. Assim também resgatando uma cultura que já foi muito tradicional na região sul do Rio Grande do Sul.

Estas mudas serão entregues para 25 grupos de agricultores, 13 comunidades quilombolas e 3 cooperativas da região ; CafSul, Sul Ecológica e ArpaSul.

eskort mersin - eskort adana