DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Pancs: plantas alimentícias não convencionais
5 de novembro de 2016 zweiarts
In Todas as Notícias

Pesto de ora-pró-nobis

 Erexim (RS) – É um nome ainda pouco conhecido, Pancs – plantas alimentícias não convencionais –, mas essas eram consumidas por nossos pais e avós e perdemos a capacidade de enxergar a sua utilização no nosso dia-a-dia, assim vegetais como a bertalha, a beldroega, a ora-pró-nobis, a serralha, foram sendo substituídas por outras espécies, como por exemplo, a alface, a chicória, a rúcula e a couve.

O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) tem incluído esse tema no desenvolvimento das suas atividades, com  o objetivo de resgatar o hábito de consumir esses alimentos e de possibilitar uma outra experiência alimentar.

“Ao longo dos anos, muitas plantas foram sendo eliminadas do nosso cardápio, por diferentes motivos. Para algumas pessoas já virou rotina andar pela horta ou pelos matos, procurando plantinhas para utilização na culinária, que são desconhecidas por uma parcela significativa da população e do poder público”, diz a coordenadora do Núcleo do CAPA de Erexim, Ingrid Margarete Giesel.

As pancs nascem espontaneamente em hortas, quintais, terrenos abandonados, sem cultivo. Muitas delas são comestíveis, apresentando índices nutricionais iguais ou superiores aos vegetais que são consumidos no dia-a-dia. Elas têm um potencial enorme para a diversificação dos cardápios, na complementação alimentar e na geração de renda. Um destaque que vale a pena mencionar é o seu papel como alimento funcional no organismo, com fibras, sais minerais, antioxidantes, vitaminas, que não encontramos em outros alimentos.

Existem espécies nativas, exóticas, cultivadas e espontâneas, frutos, folhas, vagens e grãos que não são consumidas por falta de costume, hábito ou por desconhecimento.

Segundo dados de pesquisa, no Rio Grande do Sul, há 201 plantas nativas com frutos e sementes comestíveis nos Biomas  Pampa  e na Mata Atlântica, mas as Pancs não são apenas plantas nativas, por isso também são conhecidas como plantas alimentícias da agrobiodiversidade.

“Sabemos que o controle dos sistemas agroalimentares é realizado por grandes corporações transnacionais, induzindo a uma dieta padronizada e ao abandono do cultivo e uso das Pancs, interferindo na segurança e soberania alimentar e nutricional dos povos”, salienta Ingrid.

“Dessa forma, constatamos a perda da segurança alimentar, da agrobiodiversidade, uma dieta empobrecida e também a perda do conhecimento acumulado sobre estas espécies. Hoje, as pessoas não têm mais poder de decisão sobre o que comem, apenas escolhem seus alimentos dentro do que é ofertado, e, para conservar a agrobiodiversidade, precisamos conhecer e nos alimentar com estes produtos”. Segundo ela, há diversas pesquisas e artigos com o objetivo de promover o resgate da cultura alimentar e da medicina popular em diversas regiões, sensibilizando e divulgando receitas saudáveis e saborosas.

“A conscientização dos consumidores sobre o seu poder é extremamente importante , pois as pessoas poderão estar novamente no centro da agricultura, e não apenas produzindo matéria-prima para as indústrias. Ao apoiar o trabalho realizado pelas famílias agricultoras que preservam a biodiversidade, estamos contribuindo para construir um sistema alimentar justo e solidário, encurtando cadeias entre a produção e o consumo, oportunizando a criação de redes”, conclui a coordenadora do CAPA Erexim.

Texto: Jornal Bom Dia / Foto: Ilustração

eskort mersin - eskort adana