DOAR AGORA

Notícias

Notícias

​Intercâmbio valoriza troca de saberes
23 de setembro de 2016 zweiarts
In Todas as Notícias

Pelotas/RS – O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA promoveu nos dias 14 e 15 de setembro em Pelotas um intercâmbio entre os núcleos Erexim e Pelotas (RS). Daiane Matos Taborda, engenheira agrônoma do Núcleo Erexim do CAPA, veio compartilhar seus conhecimentos em alimentos minimamente processados. O curso foi realizado em dois dias, e contou com a participação de 25 agricultoras e agricultores.

Para Daiane, “o intercâmbio tem como proposta incentivar a agricultura familiar a produzir alimentos, agregar renda e potencializar os produtos ecológicos, uma vez que o processamento mínimo agrega valor ao produto e facilita a entrada no mercado comercial”..

O primeiro dia do intercâmbio foi direcionado ao público feminino, com palestra e parte teórica pela manhã, com temas como legislação, boas práticas, manuseio e comercialização de alimentos. Já a segunda parte do dia foi prática, em um novo espaço da agroindústria da Cooperativa Sul Ecológica, sobre higienização de alimentos e manuseio de equipamentos para o seu processamento.  A Sul Ecológica está sendo construída de forma coletiva, pelo CAPA, cooperadas e cooperados, agricultoras e agricultores e cooperativa.

No segundo dia, foi a vez de agricultoras e agricultores da chamada pública de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco e agricultoras e agricultores da Sul Ecológica participarem.  Os e as participantes aprenderam o mesmo processo prático de manuseio das máquinas.

Durante o curso, Daiane sempre enfatizou a importância da limpeza e o cuidado ao manusear o alimento, uma vez que é fundamental a máxima limpeza e higiene para que o produto chegue a consumidoras e consum

eskort mersin - eskort adana