Pelotas – RS – Agora as Comunidades Quilombolas de Pelotas estão aptas a emitir o talão de produtor. Em uma ação conjunta do CAPA – Centro do Apoio e Promoção da Agroecologia e Comitê Municipal Quilombola.
Com a conquista os agricultores quilombolas foram enquadrados na categoria de “micro produtores rurais”. Também permite a participação em programas governamentais de comercialização de alimentos como o PAA(Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE(Programa Nacional de Alimentação Escolar).
O talão de produtor além de permitir o produtor regularizar sua produção e comercialização de produtos proporciona também uma série benefícios que antes não podiam ser acessados pelos Quilombolas como auxílio doença, auxílio maternidade e aposentadoria.
“Uma luta de direitos da cidadania, um passo importante que nos traz muita satisfação’’ afirmou a Coordenadora do CAPA Pelotas Rita Surita
Para essa e outras demandas foi formado o Comitê Municipal Quilombola, que juntamente com as secretarias municipais o CAPA e o Territórios da Cidadania para tratar dessa e outras pautas.
E quem teve o privilégio de emitir o primeiro talão foi Rosa Maria Lacerda Siqueira, agricultora quilombola do Quilombo do Algodão, que produz hortaliças e principalmente o feijão.
De acordo com o Presidente da Comunidade do Algodão Nilo Dias 50 pessoas já se cadastraram e mais 50 ainda irão se cadastrar na comunidade: “Se não fosse o apoio do CAPA não teríamos conseguido esta conquista, foram mais de 5 anos de trabalho para isso “alega Nilo