DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Oficina promove o uso de frutas agroecológicas para aumento da renda familiar
25 de junho de 2016 zweiarts
In Todas as Notícias

Erexim/RS – Nos dias 22 e 23 de junho, o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA)/Núcleo Erexim promoveu a oficina de despolpamento de frutas, com agricultoras e agricultores da Associação de Agroturismo Caminho da Roça de Lageado dos Pintos e da Associação dos Pequenos Agricultores de Rancho Grande (APARG), Rancho Grande, município de Concórdia (SC). As frutas usadas foram bergamotas, tangerinas, laranjas e carambolas.

As participantes e os participantes receberam informações quanto às boas práticas na manipulação dos alimentos e o funcionamento dos equipamentos despolpadeira, envasadora, balança e seladora. A atividade foi uma forma de incentivar o trabalho com frutas agroecológicas, bem como realizar o melhor aproveitamento das mesmas.

A oficina também enfatizou a importância da valorização das frutas nativas, abundantes e pouco aproveitadas; o processamento, que possibilita o congelamento propiciando a manutenção do sabor, bem como a oferta de polpas de frutas nos mercados na entressafra; o incentivo para o uso de polpas em sucos, doces e gelados (picolés e sorvetes); o acesso a programas institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); o aumento da renda familiar, entre outros aspectos, com a produção de frutas de alto valor comercial.

Além disso, a oferta de sucos nas feiras, pois é uma excelente forma de aproveitar, divulgar e comercializar as frutas da época.

As atividades foram coordenadas pela engenheira agrônoma Daiane de Mattos Taborda e o engenheiro florestal Deoner Zanatta Júnior.

eskort mersin - eskort adana