DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Tarde de Campo: Tomate Orgânico
11 de dezembro de 2015 zweiarts
In Todas as Notícias

Verê (PR) – Durante a tarde da quinta-feira, dia 10 de dezembro, realizou-se em Verê a 1ª Tarde de Campo de Tomate Orgânico, reunindo 130 agricultoras e agricultores, técnicos e estudantes de toda região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. Promovida pelo CAPA Núcleo Verê em parceria com a UTFPR Campus Pato Branco, a formação ocorreu na propriedade da Família Cagnini – Izolete e Décio Cagnini, e gerou grandes expectativas nos agricultores.

Três estações foram montadas e apresentadas durante a tarde de encontro: Experiência de produção de hortaliças em sistema orgânico, coordenado pelo CAPA; Desempenho de 16 cultivares de tomate a campo sob sistema orgânico de produção, apresentado pelo professor Dr. Tiago Vargas; e Manejo de pragas e doenças do tomateiro, pelo professor Dr. Gilberto Andrade.

As e os participantes avaliaram como positiva a iniciativa da tarde de campo, sendo que muitos relataram que já produzem tomate e demais hortaliças, mas puderam obter mais informações práticas e vão aprimorar a produção em suas propriedades, muitos inclusive comentaram que tem interesse em produzir sob o sistema orgânico depois do encontro, pois perceberam que o custo de produção é menor e os frutos são de melhor qualidade e saudáveis.

Ao final do encontro, o coordenador do CAPA, Jhony Alex Luchmann, junto com os parceiros, agradeceu a presença de todos, especialmente das e dos agricultores. Ele destacou que a produção de tomate e demais hortaliças e frutas no sistema orgânico é possível e o CAPA possui várias experiências concretas. Finalizou enfatizando que o objetivo da organização é partilhar o máximo possível de suas experiências, para que mais pessoas possam conhecer a agroecologia e a produção orgânica, aumentando a produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos para alimentação da família e comercialização.

Texto: Raquel Rossi / Fotos: Jhony Luchmann

eskort mersin - eskort adana