DOAR AGORA

Notícias

Notícias

CAPA participa da Assembléia do MAELA na Guatemala
24 de novembro de 2015 zweiarts
In Todas as Notícias

Entre os dias 14 e 18 de outubro, o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) esteve representado pelo Coordenador do Núcleo Verê (PR), Jhony Alex Luchmann, na VIII Assembleia do Movimento Agroecológico Latino-americano e Caribe (MAELA). O encontro, que aconteceu na cidade de Chimaltenango na Guatemala, teve a participação de 14 países da América Latina e Caribe e teve como objetivo discutir o fortalecimento do movimento agroecológico em nível continental.

O MAELA é um movimento articulado composto por organizações campesinas, de agricultoras e agricultores familiares, comunidades indígenas, comunidades sem terra, mulheres e jovens rurais, consumidoras e consumidores, e organizações sociais que defendem a agricultura familiar de base ecológica na América Latina e Caribe.

Segundo o Coordenador do CAPA Núcleo Verê (PR), a participação na Assembléia foi de grande importância, principalmente para fortalecer e promover o trabalho já realizado pelos cinco Núcleos do CAPA no Sul do Brasil. Também possibilitou o compartilhar experiências que o CAPA e o movimento agroecológico possuem no Brasil. Exemplo disso é o processo de certificação participativa, por meio da Rede Ecovida de Agroecologia, políticas públicas e programas de comercialização (PAA e PNAE), economia solidária e segurança, e soberania alimentar.

Paralelo a VIII Assembléia do MAELA, ocorreu o Encontro Internacional de Agroecologia, onde se reuniram campesinas e campesinos, jovens, movimentos sociais e profissionais da área técnica. O objetivo do encontro foi de discutir a agroecologia como movimento e buscar estratégias de enfrentamento ao agronegócio, assim como garantir as campesinas e aos campesinos o patrimônio das sementes nativas/criolas. Durante o encontro, ocorreu uma caminhada em comemoração ao dia mundial da alimentação saudável, onde reuniram-se centenas de pessoas na cidade de Guatemala City (Capital da Guatemala).

Texto e fotos: Núcleo Verê do CAPA
Vídeo: Cubanos en la Red./MAELA
eskort mersin - eskort adana