DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Batizado de capoeira e troca de cordas graduou primeiro aluno quilombola no RS
16 de novembro de 2015 zweiarts
In Todas as Notícias

No domingo, dia 8 de novembro, aproximadamente 400 pessoas estiveram em São Lourenço do Sul (RS) para o 22º batizado de capoeira e troca de cordas, promovido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), núcleo Pelotas (RS), em parceria com a Associação Cultural Sul-Brasileira de Capoeira Filhos da Roda – Núcleo São Lourenço.

No batizado foram graduados e iniciados alunas e alunos do Quilombo do Algodão de Pelotas, do Quilombo Moçambique de Canguçu (RS), do Assentamento 18 de Maio Santa Alice de Herval (RS) e das cidades de São Lourenço do Sul e Pelotas. O destaque do evento ficou por conta da graduação de Jessé Rodrigues, de Canguçu, primeiro jovem de comunidade quilombola no Rio Grande do Sul a atingir o 8º estágio de capoeira, tornando-se a partir de agora “estagiando Jessé”, no Grupo Filhos da Roda.

De acordo o agente de inclusão social e contra mestre em capoeira, responsável pelo trabalho no CAPA, Daniel Roberto Soares, o resgate cultural e a prática da capoeira são fundamentais para a valorização das diferenças. “Só através da cultura caminharemos para um mundo mais humano de igualdade e respeito às diferenças”.

O evento contou também com a visita da jornalista Sandra Weiss e do fotógrafo Florian Kopp, ambos de nacionalidade alemã, da agência de cooperação Pão Para o Mundo (Brot für die Welt, em alemão), que foram conhecer o trabalho de resgate cultural promovido pelo CAPA, por meio da capoeira.

Participaram do evento os mestres e professores, Mestre Chico (Mestre Griô do Ministério da Cultura); Mestre Marcelo Soares (Filhos da Roda – Núcleo Balneário Camboriú/SC); Mestre Toiço (Grupo Berimbau de Ouro – Rio Grande/RS); Professor Montezuma (Grupo Reconcavo – São José do Norte/RS); Professor Daniel (Filhos da Roda – Núcleo Santa Vitória do Palmar); Professor Tinão (Grupo Camboatá – Rio Grande/RS), Professores Samuel Tinhoso, Roni Cesar, Pandolfo, Mauro, Longarina (Filhos da Roda – Núcleo Pelotas/RS); Professora Paulinha Zangada (Grupo Berimbau de Ouro – Rio Grande/RS); Professor Karanga (Capoeira Luanda – Bahia); Professor Jocemar (Filhos da Roda – Núcleo Balneário Camboriú); Professores Cutia, Pica-Pau, Mocó, Piá (Filhos da Roda – Núcleo São Lourenço do Sul) e promotor do evento Contra Mestre Pretto À Mil (Filhos da Roda – Núcleo São Lourenço do Sul).

Rocheli Wachholz / CAPA Pelotas

eskort mersin - eskort adana