DOAR AGORA

Notícias

Notícias

“Do solo, as plantas, das plantas os alimentos, dos alimentos, a saúde”
25 de setembro de 2015 zweiarts
In Todas as Notícias

Nos dias 23 e 24 de setembro aconteceu o IV Seminário de Agroecologia do Alto Uruguai, uma promoção do Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai, nas dependências do Colégio Agrícola Ângelo Emílio Grando, em Erexim (RS).

 O tema deste ano, “Do solo, as plantas, das plantas os alimentos, dos alimentos a saúde”, procurou reforçar as possibilidades da produção agroecológica e ainda lembrar que 2015 é o Ano Internacional dos Solos, sensibilizando e mobilizando a sociedade para refletir sobre sua importância e a importância da produção de alimentos saudáveis.

 O evento superou as expectativas dos promotores, onde participaram 1.300 pessoas, entre elas, agricultoras e agricultores, estudantes, professoras e professores e público em geral, passando por diversas estações e áreas de visitação.

 Nas 12 estações foram apresentados e discutidos os seguintes temas: Agrofloresta, uso de caldas, controle da mosca da fruta, controle de lesmas, grilos e formigas, compostagem e vermicompostagem, controle de insetos através do uso de armadilhas adesivas, energias renováveis, criação de abelhas sem ferrão, uso do pó de rocha e biofertilizantes, controle biológico através do Trichogramma, produtos comerciais para a Agricultura Agroecológica e Certificação Participativa – Rede Ecovida de Agroecologia.

 Já nas cinco áreas de visitação foi possível visualizar equipamentos e produtos relacionados ao despolpamento de frutas nativas, como araçá, butiá e uvaia, visando a sua utilização para a fabricação de picolés, sorvetes, geleias e doces diversos. Outros espaços nas áreas de visitação concentraram: processamento de hortaliças para comercialização; divulgação de produtos comerciais; produção e comercialização de produtos pelas feirantes e pelos feirantes e degustação de queijos, bolachas e pães; armazenamento de grãos; destinação correta de embalagens de agrotóxicos e lixos; e as plantas bioativas.

 As entidades que fazem parte do Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai, como o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Emater, Universidade Federal da Fronteira Sul(UFFS), Universidade Regional Integrada (URI), prefeitura municipal de Erexim, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), CREHNOR – Sistemas de Cooperativas de Crédito Rural, Coletivo Educador do Alto Uruguai, SUTRAF – AU e Rede Ecovida de Agroecologia.

 Nos últimos anos, diversas atividades vêm sendo realizadas pelo núcleo de agroecologia, com o objetivo de chamar e sensibilizar a população rural e urbana, buscando a promoção da agroecologia, com foco em uma alimentação saudável e sustentável.

eskort mersin - eskort adana