CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

Famílias agricultoras recebem certificado de produção orgânica

2-10-2014

Agricultoras e agricultores do grupo O Eco da Vida, de Venâncio Aires (RS), receberam os certificados de produtoras/es orgânicos do Ministério da Agricultura e Produção Agropecuária (MAPA), por meio do Sistema Participativo de Garantia da Rede Ecovida, na reunião mensal do grupo realizada no dia 2 de outubro de 2014. A certificação garante a origem e a qualidade dos produtos, sendo uma garantia para as consumidoras e os consumidores.

A entrega dos certificados foi realizada pelo secretário executivo da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), Selvino Heck, que participou da reunião. As famílias agricultoras que tiveram a certificação renovada são a Richter, de Linha Santana, Specht, de Linha Duvidosa, e Weber, de Vila Santa Emília. Também teve seu certificado renovado a Agroindústria de Derivados de Cana de Açúcar Família Weber, de Vila Santa Emília.

O grupo comercializa sua produção nas feiras no município de Venâncio Aires todas as quartas feiras e sábados em frente à comunidade Santa Rita Bairro Gressler, das 7 às 12h e aos sábados na associação de moradores do Bairro Morch, nos programas governamentais do município e na loja da Cooperativa Ecovale em Santa Cruz do Sul a qual os agricultores são associados. A assessoria técnica ao grupo é realizada pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA, através de convênio com a administração municipal de Venâncio Aires. O certificado deve ser renovado anualmente.

Texto e foto: Augusto Weber/Capa Santa Cruz do Sul