BOLETIM INFORMATIVO - ANO IV - Nº 20 - 23 DE MAIO DE 2018

 
 
CAPA
 
 

Comida Boa na Mesa – 40 anos da Agroecologia em defesa da vida. Esse foi o tema que motivou o encontro das equipes dos cinco núcleos do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), de agricultoras, agricultores, de representantes de comunidades quilombolas, de comunidades indígenas, de lideranças da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), de universidades, escolas do campo e entidades parceiras, entre os dias 16 e 19 de maio, de 2018, em Verê, no Paraná.

Neste encontro reflexivo e festivo, celebramos os 40 anos do CAPA no serviço de apoio ao protagonismo de famílias agricultoras, de famílias assentadas da reforma agrária, de comunidades quilombolas e de comunidades indígenas na produção de alimentos saudáveis, em contraponto ao modelo de agricultura baseada no uso intensivo de agrotóxicos e outros insumos industriais e da mecanização agrícola, causadora do empobrecimento da maioria da população rural.

Considerando que a Agroecologia tem como princípio a garantia de direitos de todas as pessoas e seres, denunciamos:

- a desigualdade social, profundamente acentuada pelo golpe parlamentar, midiático e judiciário de 2016, com a retirada de direitos, o desmonte de políticas públicas, o acirramento do neoliberalismo e a renúncia à soberania nacional;

- a ameaça aos territórios, modos de vida, culturas e histórias dos povos e comunidades tradicionais e povos indígenas, causada pela expansão do agronegócio, geradora da perseguição e do assassinato de defensoras e defensores de direitos;

- o desmonte da legislação que regula os agrotóxicos, aumentando ainda mais sua utilização criminosa;

- o sequestro de sementes, por empresas transnacionais, violando o direito humano de acesso à alimentação saudável;

- o avanço dos transgênicos, colocando em risco o patrimônio genético da terra e a saúde.

Como sinal de esperança, anunciamos a Agroecologia como projeto de sociedade transformadora de vidas, que viabiliza relações sociais justas, harmonia com a natureza e oferta de alimentos saudáveis para todos os seres.

Reafirmamos o nosso compromisso na continuidade da construção da Agroecologia e de políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar na sociedade brasileira como uma utopia possível, em direção a uma sociedade responsável e solidária, com justiça de gênero, com ampla participação das juventudes e comida de verdade no campo e na cidade.

Reafirmamos nossa crença na possibilidade de uma agricultura não mergulhada em agrotóxicos. Reafirmamos nossa luta e resistência contra práticas que transformam os campos em grandes monoculturas, sem vida, sem cultura e sem história.

Agroecologia é Comida Boa na Mesa.


Leia a matéria sobre o encontro!

 
 

Ver on-line | Descadastre-se

© 2018 Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA). Todos os direitos reservados.