DOAR AGORA

Rede de Agroecologia – Ecovida recebe Prêmio Folha Verde 2019

Notícias

Rede de Agroecologia – Ecovida recebe Prêmio Folha Verde 2019
11 de dezembro de 2019 fld

No dia 9 de dezembro, segunda-feira, a Rede de Agroecologia – Ecovida recebeu, em Porto Alegre (RS), o Prêmio Folha Verde 2019 na categoria Trabalhadores Rurais, concedido pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A cada ano, a homenagem é direcionada a 12 categorias (veja abaixo), destacando pessoas, instituições e empresas que trabalham para garantir o crescimento do setor agropecuário e o desenvolvimento da economia gaúcha.

Na homenagem, estiveram representando a Rede Ecovida Lauderson Holz, (coordenação da Rede Ecovida e equipe CAPA), Luana Schiavon (coordenação da Rede Ecovida e agricultora), Augusto Weber (equipe do CAPA), e os agricultores Clécio Weber, Joel Paz, Edson Garcia e Lucas Rodrigues, que estava acompanhado de sua filha Anahy Cabral e de seu filho Yamandu Cabral.

Fundada em 1998, a Rede desenvolve e multiplica iniciativas de agroecologia no sul do Brasil. Articula 4.500 famílias (destas, 2.033 possuem certificação orgânica) em 409 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo. Trabalha com temas importantes como a biodiversidade, sementes crioulas, relações de gênero, juventudes e enfrentamento a todas as formas de violência para construção de um mundo mais fraterno e justo.

“Em nome das famílias agricultoras, jovens, crianças, pessoas idosas, professoras e professores, apoiadoras e apoiadores, consumidoras e consumidores e organizações vinculados à Rede, queremos agradecer”, iniciou Lauderson no discurso de agradecimento.

“O prêmio representa um importante reconhecimento do trabalho. Fortalece as relações das pessoas envolvidas com a produção e oferta de alimentos saudáveis à população. Além disso, aumenta o compromisso de continuar com a caminhada da agroecologia”, continuou Luana.

As 12 categorias da premiação receberam 165 indicações de 27 parlamentares. As vencedoras, que recebem certificados e o Troféu Folha Verde, foram escolhidas por uma comissão julgadora formada por jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal ligados ao setor. O troféu representa uma folha de amoreira, símbolo de resistência e imortalidade.

Viva a agroecologia e viva a rede!

Categorias premiadas

Agricultura Familiar, Setor Agrícola, Cooperativas Agrícolas, Trabalhadores Rurais, Pecuária, Propriedade Agropecuária Modelo, Setor Rural, Setor Desenvolvimento Agrário, Setor Florestal, Mídia Agrícola, Setor Público Agropecuário, Setor Agricultura Ecológica.