DOAR AGORA

Notícias

Notícias

​12ª Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas
21 de agosto de 2018 zweiarts
In Todas as Notícias

Lajeado/RS – De 26 a 28 de julho ocorreu a 12ª Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas, um evento organizado pela EMATER-RS, com o apoio de diversas entidades da sociedade civil e extensão rural. A cada ano, a reunião ocorre em um determinado local: em 2018, foi no município de Lajeado, na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), com o tema: Despertando para os potenciais das plantas bioativas: tradição e ciência. A temática abrangeu os conhecimentos tradicionais existentes no Vale do Taquari sobre as plantas bioativas e estudos científico-acadêmicos atuais.

O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA)/Núcleo Santa Cruz fez parte da comissão organizadora do evento e promoveu também duas oficinas. Uma delas, com o título Saúde comunitária no Vale do Taquari: resgate e valorização do saber popular das plantas medicinais e orientações sobre seu uso correto e seguro. A oficina contou com a colaboração de uma das integrantes do grupo de Saúde Comunitária do Bairro Teutônia, acompanhado pelo CAPA, Claire Valmi Schlabitz, que apresentou a importância do trabalho realizado com os grupos e trouxe mudas de chás medicinais para entregar aos participantes. A segunda oficina foi sobre Plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e seus benefícios para saúde, com orientações sobre como usá-las de forma medicinal e na alimentação. No final da oficina foi demonstrada a elaboração de uma farofinha de amaranto/caruru, que foi degustada com um pão de cará, ambos produzidos com as PANCs.

O encontro contou com um público estimado em 650 pessoas. No final, divulgou-se a Carta de Intenções de Lajeado, com diversas recomendações envolvendo o tema, entre as quais a retomada da Comissão Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, com o objetivo de apoiar e fortalecer políticas públicas para o setor.