DOAR AGORA

Notícias

Notícias

​Resultados de Pesquisas UFFS e núcleo Erexim
13 de julho de 2018 zweiarts
In Todas as Notícias

Erexim/RS – Em 19 de março, na sede do CAPA/Núcleo Erexim/RS,  foram apresentados resultados de duas pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erexim.

As pesquisas foram realizadas em parceria com o CAPA, que auxiliou na indicação das famílias agricultoras interessadas em participar, sendo coletadas amostras e dados na Região do Alto Uruguai Gaúcho e no Oeste Catarinense.

Uma das dissertações, sobre “Avaliação de Diferentes Processos de Compostagem em Pequena Escala com Adição de Microrganismos Eficientes (ME)”, foi realizada por Renata Panisson na propriedade de Marilice Mader e Eloir de Paula, em Erexim, e na propriedade da família da Panisson em Vila Langaro.

Esta pesquisa teve como objetivo principal melhorar o processo de compostagem e vermicompostagem em pequena escala, eliminando a presença de microrganismos patógenos, como coliformes termotolerantes e salmonela.

A utilização de ME em maior concentração acabou sendo benéfica para a compostagem de esterco bovino e ovino em pequena escala, o que fez com que o composto alcançasse maiores temperaturas, mantendo-as altas por um maior período de tempo e resultando em uma eficiência na remoção de patógenos e na acumulação de N, P e K.

Na outra dissertação, Daniela Frizzo Philippsen  estudou a “Avaliação do Efeito Tóxico de Cobre Oriundo de Aplicação de Calda Bordalesa em Produção Orgânica de Laranjas e Uvas”.

A pesquisa foi realizada na propriedade de Iraci e Henrique Chittó, Linha Limoeiro, Erval Grande (RS). Os resultados obtidos neste estudo demonstram baixas doses de cobre detectadas nos solos analisados, mas os metais são tóxicos mesmo em baixas concentrações podendo causar problemas sérios na saúde das plantas, animais e humanos por não serem degradáveis e apresentarem alta taxa tanto de bioacumulação,C como de biotoxicidade.

Os teores de cobre detectados nos sucos de uva e laranja estão dentro dos limites estabelecidos pela legislação, mas as concentrações de cobre mostraram-se tóxicas para o nemátode bacteriófago do solo C. Elegans, um organismo modelo para mecanismos bioquímicos semelhantes em vertebrados. A recomendação da mestre é um maior critério para aplicação de calda bordalesa, pois o cobre tem potencial de bioacumulação nos sistemas biológicos.

Texto: Cláudia Dreier / Foto: Arquivo CAPA

eskort mersin - eskort adana