DOAR AGORA

Notícias

Notícias

​Representante da organização alemã Pão para o Mundo visita projetos de agroecologia
16 de junho de 2016 zweiarts
In Todas as Notícias

Santa Cruz do Sul/RS – No dia 9 de junho, o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA)/Núcleo Santa Cruz do Sul recebeu a visita de Lars Bedurke, de Pão para o Mundo (PPM), da Alemanha, com o propósito de conhecer o trabalho realizado na região e os desafios enfrentados para a promoção da agroecologia. Com base nos relatos de Bedurke, será organizada a vinda de uma comitiva alemã, para conhecer as atividades dos cinco núcleos da organização, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Programação

Na sua chegada, o representante de PPM esteve na empresa Mercur, parceira e apoiadora do trabalho realizado pelo CAPA e pela Cooperativa Ecovale. Em uma iniciativa pioneira, a Mercur incluiu produtos orgânicos nas refeições dos seus cerca de 600 trabalhadoras e trabalhadores, com preferência pelos alimentos produzidos na região.

À tarde, ele visitou a propriedade da família Rosa da Silveira, na localidade de Passo da Areia, Rio Pardo, que iniciou o processo de conversão para a produção orgânica, motivada pelos filhos que estudam na Escola Família de Santa Cruz do Sul (EFA). A propriedade é vista como modelo, por desenvolver práticas de agricultura ecológica/orgânica, e detém a Certificação Orgânica pelo Sistema Participativo de Garantia, da Rede ECOVIDA, adquirida com a assessoria do CAPA.

No dia 10, Bedurke foi ao município de Vale do Sol, pioneiro em estabelecer convênio para a promoção da agroecologia com o CAPA. Na ocasião, conheceu a Escola Família Agrícola situada na localidade de Formosa, que é um diferencial de oportunidade na formação para a juventude rural. O CAPA procura apoiar as Escolas Famílias Agrícolas, contribuir no processo de formação das alunas e alunos com palestras e oficinas, realizações de visitas técnicas às experiências com agricultoras e agricultores assessorados e estágios, oportunizando espaços para as jovens e os jovens egressos das escolas.

Ainda na sexta-feira, foi recebido na Comunidade Evangélica Martin Luther, da Igreja Evangélica de Confissão no Brasil (IECLB), com um almoço que reuniu representantes de entidades, empresas e poder público, entre as quais a UNISC, EFAs, empresas privadas, MPA e prefeituras. Após o almoço, as pessoas presentes conheceram a Campanha Comida boa na Mesa, com a apresentação do vídeo promocional da campanha.

Ana Paula Grasel e Heloisa Corrêa/Assessoria de Comunicação do CAPA

eskort mersin - eskort adana