DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Visita garante troca de experiências entre agricultoras e agricultores ecológicos
9 de novembro de 2014 zweiarts
In Todas as Notícias

Agricultoras e agricultores do Grupo O Eco da Vida, de Venâncio Aires (RS), visitaram o Grupo do Forqueta, em Arroio do Meio (RS). A troca de experiências ocorreu no domingo, 9 de novembro, por intermédio e incentivo do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa)/Núcleo Santa Cruz do Sul (RS). Quatorze agricultoras e agricultores estiveram em três propriedades, acompanhadas e acompanhadoss pelo técnico agrícola Augusto Weber. O principal motivo da visita foi conhecer a produção orgânica de hortaliças e de morangos em calha suspensa, em andamento no município.

Conforme Weber, outras visitas semelhantes devem ser realizadas em 2015. “A troca de experiências é importante para que se enxergue outros horizontes. Assim é possível conhecer o que outras agricultoras e outros agricultores estão fazendo e aplicar nas suas propriedades”.

O Grupo de Arroio do Meio comercializa seus produtos na Feira Ecológica do município, no supermercado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e através de programas governamentais – o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Além disso, pelo sistema Colhe e Paga, consumidoras e consumidores vão até a propriedade, escolhem o produto, colhem e realizam o pagamento, sem pessoas intermediárias.

O sistema de comercialização do Grupo O Eco da Vida, de Venâncio Aires, é semelhante. Os alimentos são vendidos na Feira Ecológica, localizada Rua Armando Ruschel, em frente a comunidade Santa Rita, Bairro Gressler, todas as quartas e sábados pela manhã. Também, aos sábados pela manhã a feira funciona na associação de moradores do Bairro Morsch, das 7h às 10h30. Eles ainda disponibilizam os produtos na Loja da Cooperativa Ecovale, localizada na Rua Thomas Flores, 805 em Santa Cruz do Sul e através do PAA e Pnae.

Fotos: Leandro Junhkerr Porto/Capa