CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

Visita de Pão Para o Mundo ao Núcleo Verê

3-11-2016

Abschluss_CAPA (14)

 

Verê (PR) - Entre os dias 29 de setembro a 2 de outubro, o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA Núcleo Verê recebeu a visita de uma delegação de 12 pessoas da Alemanha representantes do Pão Para o Mundo (PPM), da Diaconia e pastoras e pastores da Igreja Central da Alemanha.

A visita é preparatória ao grande evento que acontecerá em novembro, na Alemanha, quando PPM irá lançar a Campanha Anual que terá como tema Alimentação Saudável. Nesta ocasião, o CAPA será apresentado como um modelo de projeto apoiado, com resultados concretos.

No dia 28 de setembro, a delegação esteve reunida com as coordenações dos cinco núcleos do CAPA e da Fundação Luterana de Diaconia. Após o encontro, conheceram o trabalho realizado pelo CAPA Núcleo Marechal Cândido Rondon, em um assentamento da reforma agrária em Foz do Iguaçu (PR). Em seguida, dirigiram-se ao CAPA Núcleo Verê, onde foram recepcionados pela equipe e conselheiras e conselheiros com um jantar de confraternização.

Na manhã dia 30, a delegação participou de uma reunião de trabalho, onde estiveram presentes as coordenadoras e os coordenadores do CAPA Verê, Jhony Luchmann, de Marechal Cândido Rondon, Vilmar Saar, de Erexim, Ingrid Margarete Giesel, e de Santa Cruz do Sul, Sighard Hermany e Melissa Lenz, além de integrantes da Assessoar, da equipe e do Conselho do CAPA Verê. 

No debate foram apresentadas dificuldades enfrentadas pela inclusão e avanços da agroecologia no Brasil, falta de interesse de jovens pelo trabalho no campo, ameaças enfrentadas por agricultoras e agricultores quanto ao acesso e contaminação das sementes crioulas pelos transgênicos e agrotóxicos, funcionamento e articulação e da Rede Ecovida de Agroecologia e a participação do CAPA, nesta organização. Também foi demonstrado como estão sendo investidos os recursos para superar essas dificuldades e melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras que vivem nas regiões de atuação do CAPA. 

Na parte da tarde, as e os visitantes conheceram agroindústrias de produção orgânica de suco de uva, conservas de vegetais, doces e geleias e a loja de comercialização de produtos da Coopervereda - Cooperativa dos Produtores Orgânicos e Agroecológicos do Sudoeste do Paraná. 

No dia 1 de setembro, a visita iniciou na propriedade ecológica da família do agricultor Leandro Rodrigues em São Jorge D’ Oeste (PR). Leandro é Guardião de Abelhas Nativas e possui 16 espécies de abelhas sem ferrão, e demonstra amor pelo que faz, no cuidado que tem com as abelhas e com a natureza. Após, a delegação foi recebida com um almoço na propriedade da família Reck, no Cruzeiro do Iguaçu (PR), onde pode conversar com a família e em especial, com os jovens Maycon e Cleyton Reck, que afirmaram seu entusiasmo pela agroecologia e produção de alimentos saudáveis. Após o almoço, puderam participar de algumas atividades na propriedade, como colheita de bananas e plantio de mudas de erva-mate na agrofloresta, e conheceram a produção de hortaliças orgânicas. A programação do dia encerrou com um culto na Comunidade de Pato Branco e um jantar preparado por membros da comunidade.

No dia 2, as atividades da delegação encerraram com uma roda de conversa e almoço com a equipe e conselheiros do CAPA Núcleo Verê, espaço no qual as e os visitantes puderam tirar dúvidas e comentar um pouco sobre a expectativa que tinham e a realidade que observaram com o trabalho do CAPA. Nos depoimentos, ficou destacado a importância de manter este trabalho e ressaltam que voltarão para Alemanha com muitas experiências para compartilhar.

Texto e fotos: Equipe Núcleo Verê

Confira ainda, a reportagem publicada no site do PPM.