CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

UNISC e parceiras nacionais e internacionais promovem intercâmbio em Venâncio Aires

20-09-2017

Santa Cruz do Sul - No último domingo, dia 17, professoras, professores e estudantes do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), da Fundação Universidade de Blumenau (FURB) e do Instituto de Geografia, da Universidade de Innsbruck (Áustria), realizaram visita de estudo à uma propriedade agroecológica em Venâncio Aires. A atividade fez parte da iniciativa Escola de Inverno (Winter School), que consiste em um evento de imersão em projetos e propostas de pesquisa em doutorado, numa parceria das três universidades, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ e do Doctorado em Ciencias Sociales da Universidad de Río Cuarto (Argentina).

Aproximadamente 20 pessoas, entre brasileiras, austríacas, uma francesa, um argentino e um alemão, foram conhecer a propriedade da família Weber, referência no cultivo de hortaliças, frutos e cana de açúcar na região. A família faz parte do grupo de agricultoras e agricultores O Eco da Vida ­­– assessorada pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), associada à  Ecovale - Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas, e ­­­destaca-se pela produção orgânica de alimentos, comercializados em feira no município e na loja da ECOVALE, em Santa Cruz do Sul. A propriedade é uma das várias que produzem alimentos livres de agrotóxicos e de adubos químicos na região com apoio do CAPA e integram grupos de agricultores.

Durante a manhã, as e os participantes conversaram diretamente com integrantes da família Weber, conhecendo a forma de produção e de comercialização, os entraves para a produção de orgânicos, os motivos da transição agroecológica e a relação de associativismo com as demais famílias do grupo e da cooperativa que integram. As e os visitantes também puderam acompanhar os sistemas de produção de açúcar e schimier, além de conhecer as extensões da propriedade. A família ofereceu um almoço colonial e ecológico com a tradicional galinhada, feita com produtos orgânicos produzidos na propriedade. 

Para a proprietária, Lori Weber, a visita foi extremamente gratificante. “A conversa foi muito positiva, todas e todos estudantes demostraram interesse nos nossos alimentos” – conta. A propriedade costuma receber muitas visitas de estudantes e de outras agricultoras e agricultores, atraídas e atraídos pela forma de cultivo alternativo. “Cultivar produtos orgânicos dá mais trabalho, porém o resultado é muito gratificante” – salienta Lori.

 Também estiveram presentes durante a visita o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert,  o vice prefeito, Celso Krämer, a vereadora Sandra Wagner e o verador Adelânio Ruppenthal, que, em suas falas, destacaram a atuação do CAPA e UNISC em Venâncio Aires. "Agradecemos a oportunidade de acompanhar o belo trabalho que as entidades têm feito, trazendo estudantes que agregam essa vocação de desenvolvimento regional e sustentável", disse o prefeito. 

 Bolsista de Jornalismo: Ítalo Correa