CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

Teologia Boa Para Comer

São Leopoldo/RS - O doutorando em teologia Willian Kaizer de Oliveira defendeu sua tese: “Teologia Boa para Comer: Comensalidade, Hábitos alimentares e sustentabilidade no horizonte da teologia da libertação contemporânea” no dia 10 de junho em São Leopoldo no PPG da Faculdades  EST, sob a orientação do Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper.

Para o CAPA – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia a tese do doutorando encaixa com o seu trabalho, que vem realizando há quase 40 conjuntamente com agricultores, agricultoras, famílias e comunidades com a proposta de gerar protagonismo, cidadania, cooperação e produção de alimentos limpos a partir da agroecologia. O CAPA ainda é citado no trabalho como exemplo de experiência exitosa no Sul do Brasil em função de suas ações concretas na segurança e soberania alimentar.

Recentemente o consórcio CAPA juntamente com a FLD – Fundação Luterana de Diaconia e seus parceiros estratégicos (PPM, IECLB, ISAEC) lançaram a campanha ‘’Comida Boa na Mesa’’, assim como a agência de cooperação PPM – Pão Para o Mundo está no terceiro ano de sua campanha mundial ‘’Não basta saciar a fome’’. O que aproxima ainda mais a tese do trabalho feito pelas entidades citadas.

O autor da tese desenvolve um roteiro que analisa de forma teológica, antropológica e social as muitas fases e etapas históricas da humanidade de acordo com a alimentação e como isso tem influência ainda hoje na nossa sociedade.

Como comer, o que comer, com quem comer, como se prepara os ingredientes, como se distribui? São questões que ficam para a reflexão. Esses ingredientes são analisados num contexto histórico de como nossos hábitos alimentares estão transformando o mundo como ele é. ‘’A fome e sua saciedade: são o principal fator determinante das relações humanas’’ afirmou o doutorando.

O Agrônomo do CAPA e também Prof. Dr. da UCPEL, Ernesto Martinez participou da banca de Willian: ‘’Difícil quantificar tanta riqueza em conteúdo, somado ao ambiente com tantas pessoas queridas que fizeram parte desta banca de Tese’’.

Já o Prof. Dr. Valério Schaper da Faculdades EST retificou quão edificante é o tema: ‘’Foi muito agradável o encontro. O clima fraterno, mas sempre objetivo e pertinentemente crítico, prevalece, possibilitando um amplo diálogo e crescimento. ’’

“Muito além de saciar a fome dos famintos...”, o autor propõe a “...consolidação da solidariedade e da comunhão entre as pessoas”.

Na foto banca e doutorando: Prof. Dr. Valério Guilherme Schaper(Presidente), Prof. Dr. Rodolfo Gaede Neto(EST) Prof. Dr. Oneide Bobsin(EST) Prof. Dr. Tarcísio Vanderlinde (Unioest) Prof. Dr. Ernesto Alvaro Martinez (CAPA e UCPEL) e Willian Kaizer de Oliveira