CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

​Seminário sobre sementes crioulas debate preservação de cultivos

7-11-2016

Santa Cruz do Sul (RS) - Em 18 de agosto, o CAPA/Núcleo Santa Cruz/RS propiciou a mais de 50 pessoas a troca de conhecimentos, experiências e sementes orgânicas no Seminário de Sementes Crioulas. O evento da rede ECOVIDA de Agroecologia, Núcleo do Vale do Rio Pardo, aconteceu na Comunidade Evangélica Bom Pastor, em Santa Cruz do Sul.

Palestra, almoço e troca-troca animaram as pessoas focadas na produção e no manejo de sementes e mudas crioulas. Pela manhã, Ivo Severino Macagnan, engenheiro agrônomo do CAPA/Núcleo Erexim, falou sobre a otimização da agricultura ecológica a partir da preservação e do e cuidado das sementes, explicando manejos desde a produção até a conservação. 

O almoço foi preparado com produtos orgânicos, seguido pelo levantamento de sementes e mudas trazidas por participantes.”A equipe técnica do CAPA realizou esse trabalho para assegurar a diversificação de culturas e, no futuro,  facilitar o acesso a determinada semente ou muda”, explica o coordenador do CAPA de Santa Cruz do Sul, Sighard Hermany.

Segundo Augusto Weber, técnico agrícola do CAPA  a demanda das famílias agricultoras foi o motivo do encontro.”Queremos garantir a produção de sementes orgânicas, totalmente limpas - sem alterações genéticas e sem agrotóxicos. Com a troca de sementes, é possível diversificar ainda mais a produção” afirmou Augusto.

Para o troca-troca, cada participante trouxe sementes ou mudas que cultiva, formando um mosaico de milhos coloridos, arroz cateto e agulha, chuchu, abóbora, batata yacon, pipoca, feijão e outras variedades. Rosana Rocha, agricultora de Cachoeira do Sul/RS, que cultiva arroz cateto e feijões, levou para casa mudas de batata yacon, pois conhece os benefícios medicinais da planta. 

O Seminário de Sementes Crioulas recebeu participantes de Santa Cruz do Sul, Arroio do Meio, Venâncio Aires, Vale do Sol, Vera Cruz, Rio Pardo, Candelária e Cachoeira do Sul. A próxima edição já foi previamente agendada para 6 de julho de 2017.