CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

Protagonismo feminino na Cooperativa Sul Ecológica

Pelotas - RS- No dia 29 de março, quarta-feira, a Cooperativa Sul Ecológica, assistida pelo CAPA, realizou assembleia com a presença de 85 associados. Na data também ocorreu à eleição para a nova diretoria de gestão da cooperativa.

Para Rita Surita, Coordenadora do CAPA,  uma das metas de trabalho é ampliar o protagonismo das mulheres agricultoras nas organizações que o CAPA apoia. É a primeira vez que a Cooperativa sul ecológica tem uma mulher como presidente e uma jovem agricultora.

Cooperativa Sul foi fundada no ano 2001 com o apoio do CAPA, conta atualmente com 202 sócios, conta  com 7 pontos de venda na cidade, entre feiras e loja própria, também entrega para universidades e restaurantes. O  CAPA presta assistência técnica para os grupos técnicos e auxilia no processo de certificação orgânica participativa pela rede Ecovida.

A assembleia se deu início com o relatório de gestão de 2016, onde se mostrou as atividades, a estrutura e o balanço financeiro do último ano. Em seguida os associados foram convocados a votarem na nova diretoria da cooperativa. O atual presidente Paulo Medeiros deu lugar a Marigaine Medeiros. 

Marigaiane é jovem, agricultora e mulher, a primeira mulher a estar da frente da Cooperativa Sul Ecológica. Além de Marigaiane, 50% da nova diretoria é composta de mulheres. 

‘’Faço parte da Cooperativa desde 2008, como filha de agricultores e agricultora também,  depois pude desempenhar vários papéis, desde estagiária até a parte técnica, agora nesse novo papel a vontade é de conseguir desenvolver cada vez mais a cooperativa e para isso conto com o apoio da nova direção e dos cooperados.’’

Confira a nova diretoria da Cooperativa Sul Ecológica:

Presidente: Marigaiane de Medeiros

Vice- presidente:  Loro Bosembecker-,

Secretária: Ealaine Ehlert Pollnow

Vice-secretário: Júlio Wathier- 

Tesoureiro: Edmilson Hartwig Bartz 

Andréia Voss Normberg.


Texto e foto: Elias Wojahn