DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Projeto de Diversificação ao Tabaco recebe delegação do Uruguai
26 de abril de 2018 zweiarts
In Todas as Notícias

Pelotas/RS – Delegação do Uruguai composta por membros do Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca, Ministério de Desenvolvimento Social e Ministério de Saúde Pública do Departamento de Artigas, também agricultores fumicultores da região esteve em visita de Intercâmbio à Pelotas e região de 17 a 20 de abril.

O intuito da visita foi de conhecer a experiência do Projeto de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco no Brasil, para uma possível implementação em Artigas no Uruguai. Projeto realizado pelo CAPA juntamente com entidades e cooperativas parceiras com 1200 famílias.

Representantes do governo brasileiro e da sociedade civil também marcaram presença. A consultora da Secretaria Especial da Agricultura Familiar, Ticiana Imbrosi, a consultora da Aliança do Controle do Tabagismo (ACT) e Alexandre Octávio Ribeiro da Comissão Nacional para Implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ) estiverem presentes e fizeram apresentações sobre a realidade da cultura do tabaco e da diversificação no Brasil.

Foram feitas visitas à Embrapa, onde são feitos dias de campo, assim como propriedades e feiras, nas quais agricultores em processo de diversificação já mostram bons resultados com a diversificação. Também uma escola em São Lourenço do Sul, na qual crianças recebem alimento de qualidade provindo da agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O líder da delegação Dr. Dante Emílio Toma, do Ministério da Saúde Pública, avaliou de forma positiva a visita: “Sabíamos da experiência do CAPA no tema da diversificação, isso nos motivou a conhecer essa experiência, que não só ajuda as propriedades familiares, mas ajuda também a sociedade. É possível reproduzir essa experiência em Artigas, já que também temos produtores de tabaco interessados em outros cultivos. Ficamos muito contentes com os resultados e com a capacidade de organização que vimos aqui.”

eskort mersin - eskort adana