CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

Núcleo Verê recebe grupo de intercâmbio da Alemanha

6-12-2016

IMG_20161104_101210124Verê (PR)- Nos dias 04, 05 e 06 de novembro, o CAPA Verê, recebeu a visita de um grupo de 23 pessoas da Alemanha. Eram agricultores e agricultoras, técnicos, Jornalistas, funcionários do governo e pastores ligados a duas organizações da Alemanha. De um lado Mission EineWelt, da Igreja Luterana da Baviera e de outro, do Instituto para Igreja e Sociedade, da Igreja Luterana do Norte da Alemanha, da Westfália. 

Este intercambio teve como objetivo promover a integração entre famílias de agricultores e agricultoras dos dois países, de forma que os mesmos pudessem perceber importantes diferenças  entre uma pratica e outra, mas que também pudessem perceber pontos em comum ou dificuldades em comum entre a agricultura familiar camponesa alemã e brasileira.

No dia 04, conheceram a estrutura e dinâmica de funcionamento do trabalho do CAPA e tiveram oportunidade de visitar as agroindústrias de produção de suco de uva, doces, conservas e geleias orgânicas da cooperativa COOPERVEREDA. 

Ao final do dia 04 os integrantes da comitiva hospedaram-se nas casas das famílias assessorados pelo CAPA, em Verê, Itapejara D’ Oeste, São Jorge D’ Oeste e Cruzeiro do Iguaçu. A proposta era que as pessoas da Alemanha pudessem interagir e vivenciar a vida no campo no Brasil. Na manhã do dia 06, o grupo e as famílias se reuniram para um momento de partilha das experiências vivenciadas e um almoço de despedida. 

Jandir Sossmeier, pastor da IECLB, obreiro da Mission EineWelt e  um dos organizadores da viagem salientou que a visita as famílias do CAPA Vere foi o ponto Alto da viagem para a equipe alemã. A hospedagem nas famílias proporcionou um dialogo aberto e uma troca mútua. A equipe alemã também comentou sobre a excelente assessoria técnica que o CAPA pratica com as famílias  no âmbito da agroecologia. E todos saíram entusiasmados com a qualidade e a quantidade de frutas e verduras orgânicas. São alimentos de fato saudáveis e fazem a diferença na mesa de muitas famílias. É o cuidado com a criação de Deus, é o cuidado com a vida do meu próximo.

Para Jhony Luchmann, coordenador do CAPA Verê, foi um momento muito rico de interação e integração, apesar da dificuldade de comunicação a criatividade superou qualquer obstáculo da língua. Jhony enfatiza, que ao ver a alegria e a emoção estampada nos rostos das famílias brasileiras pela oportunidade em recebê-los e a gratidão dos alemães pela receptividade reforçam a importância de mais oportunidades e momento como este. 

A proposta para 2017 é que as famílias brasileiras façam o intercâmbio na Alemanha com o mesmo objetivo, visitando e se hospedando nas famílias agricultoras na Alemanha que os receberam aqui no Brasil. 

Texto e fotos: Equipe CAPA Verê.