CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

​Jovens aprendem sobre qualidades e uso de microrganismos eficientes

3-09-2016

Floriano Peixoto/RS – Quarenta e três jovens do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Campos Sales, em Floriano Peixoto, participaram, no dia 31 de agosto, de atividade sobre microrganismos eficientes (EMs), promovida pelo CAPA Erexim. A atividade foi conduzida pela integrante da equipe técnica do CAPA, a tecnóloga em Agroecologia, Juliana Paula Vendrame.

“Microrganismos são minúsculos seres vivos e constituem dois grandes grupos: os de regeneração e os degenerativos”, esclarece Juliana. Os microrganismos regenerativos – onde estão os EMs – produzem substâncias orgânicas úteis às plantas e, pelo metabolismo secundário, produzem hormônios e vitaminas, melhorando as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

Os EMs podem ser utilizados em plantas – em substituição a adubos e a agrotóxicos –, no solo, na inoculação de sementes, na produção de compostagem, para animais, na descontaminação de lagoas, em aterros sanitários, na limpeza da casa, para desentupir pias e ralos, entre outros.

“É uma tecnologia é embasada em processos vivos da natureza”, disse Juliana. “Além de ser sustentável, natural e de alta qualidade, é econômica, mais segura e muito fácil de usar.”