CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

Alimento Orgânico: estudantes e mulheres da OASE conversam sobre a importância das sementes

21-06-2017

Getúlio Vargas (RS) - Sementes foi o tema trabalhado no dia 2 de junho, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Toldo. As atividades foram conduzidas pela tecnóloga em agroecologia do CAPA/Núcleo Erexim, Juliana Paula Vendrame. 

Na parte da manhã, alunas e alunos do 4º ao 8º ano discutiram sobre a importância estratégica das sementes, centros de origem, perda da biodiversidade, cores da nutrição saudável, entre outros temas. À tarde, a atividade envolveu estudantes do 1º ao 4º ano, que trabalharam a partir da história infantil A sementinha que não queria nascer. 

Uma feira de mudas e estacas encerrou o dia, com a troca de variedades de flores, folhagens, plantas medicinais e comestíveis não convencionais.

Em 31 de maio, o tema das sementes foi trabalhado pelo CAPA/Núcleo Erexim, em parceria com as pastoras Alice Liane Klostemeyer Griebeler e Ettiene Cibele Mittanck, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O encontro reuniu mulheres da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), do projeto Girassol e da comunidade luterana.

Após a apresentação de um vídeo, as participantes conversaram sobre o Projeto Girassol, a importância das sementes, seu ciclo de produção, sua domesticação, seus centros de origem e a perda da biodiversidade (erosão de espécies alimentares). 

No final, foi promovida uma feira de sementes e mudas.

OASE 1

Comunicação CAPA/Núcleo Erexim