CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

​Feiras agroecológicas nas universidades UFFS e URI em Erexim, uma parceria muito bonita!

13-11-2018

Feira 1

Erexim/RS - No dia 8 de novembro foi inaugurada oficialmente a Feira Agroecológica e de Economia Popular Solidária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erexim, onde as famílias de Idete e Mariano Sentcovski, de Flávia Comiran e Jean Christian Boukounga, que recebem assessoria do CAPA, estão comercializando seus produtos. 

A parceria vem sendo realizada entre o CAPA, agricultores e agricultoras, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Regional Integrada (URI) nos últimos anos. Estes espaços cumprem um papel muito importante na divulgação e oferta de produtos agroecológicos para estudantes, professores e funcionários, ao mesmo tempo em que incentivam o resgate de espécies que estão desaparecendo e a conscientização do consumidor e consumidora. 

A alimentação agroecológica e natural faz parte desta nova visão de mundo que tenta estabelecer uma interconexão entre o respeito a todas as formas de vida planetárias, que é a própria natureza e a alimentação. As feiras representam a produção local e a circulação dos alimentos, importante estratégia para a escoação da produção agroecológica absorvendo uma diversidade muito grande de alimentos in natura e agroindustrializados, permitindo uma remuneração justa, pois são os próprios agricultores e agricultoras que estão comercializando.

A Campanha do CAPA “Comida Boa na Mesa” quer que todas as pessoas tenham acesso a uma alimentação saudável e com qualidade biológica e na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza, rica em diversidade. Qualquer mudança alimentar prestando atenção no que estamos consumindo irá trazer benefícios para a sua saúde e bem estar.

Nestas feiras, além da comercialização dos produtos, as pessoas poderão trocar ideias e socializar experiências, sendo possível conversar com quem produziu o alimento, onde é a sua propriedade e quais as práticas utilizadas. Através das feiras agroecológicas, estamos resgatando a forma humana de comércio.

As feiras são, antes de tudo, espaço de convívio social, troca de informações e construção de cidadania. Entendemos que a busca por melhor qualidade de vida passa por mudanças nos hábitos alimentares e as feiras estão cada vez mais populares e surgem como uma alternativa à padronização dos supermercados. 

É importante lembrar que quem consome produtos agroecológicos está contribuindo para a recuperação das águas, da paisagem e da melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no meio rural.

Venha participar destes espaços agroecológicos, ricos em biodiversidade e saúde!

Ingrid M. Giesel, coordenadora CAPA Erexim