CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

Encontro reúne comunidades Quilombolas

11-12-2015

IMG_DCF4A1-E42FF5-1C3A81-C35808-2A6F93-269C11

São Lourenço do Sul (RS) – No sábado, dia 5 de dezembro de 2015, aconteceu o Encontro de Comunidades Quilombolas, no Quilombo Monjolo, interior de São Lourenço do Sul.

Quilombos são comunidades de descendentes de escravos negros. Muitas viviam à margem da sociedade, sem acesso a políticas públicas e a direitos básicos, como documento de identidade. O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) / Núcleo Pelotas, trabalha com comunidades quilombolas desde 2000, fazendo um trabalho de resgaste de cultura e inclusão social.

Lideranças, moradoras e moradores participaram do evento, destacando o trabalho do CAPA: ‘’Antes ninguém olhava para nós, é muito importante o trabalho que o CAPA tem feito, ajudando a conseguir muita coisa para nossa comunidade. Também comemoro que hoje estamos unidos com outras comunidades’’, destacou seu Dedé Santana do Quilombo do Tio Dô, do município de Santana do Boa Vista.

Participaram do encontro um total de 12 comunidades que se encontram em sete municípios da região. Apresentações de dança e capoeira abrilhantaram o encontro mostrando todo o potencial de resgate afro das comunidades. 

Na ocasião também foram entregues sementes de milho e de feijão para a próxima safra. A fiscal da Delegacia do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Tânia Hansel, esteve presente para a entrega dos kits de sementes, junto com integrantes da equipe do CAPA.

Texto e fotos: Elias Wojahn/Comunicação CAPA