DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Encontre a feira de produtos orgânicos mais próxima da sua casa
15 de outubro de 2016 zweiarts
In Todas as Notícias

O site da Campanha Comida boa na Mesa oferece acesso a uma lista de feiras orgânicas, por meio de uma ferramenta de busca rápida, idealizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). As feiras promovidas por grupos assessorados pelo CAPA também constam do mapa. Veja aqui.

Por que um mapa?

Com base em algumas pesquisas, muitos consumidores prefeririam orgânicos se eles fossem mais baratos e se houvesse mais canais de comercialização (feiras) próximos de suas residências. Em um levantamento de preço dos alimentos orgânicos feito pelo Instituto em 2010, todos eram mais caros nos supermercados, em comparação com as feiras – com diferenças que chegavam a até 463%. Em recente análise feita com os dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009), essa diferença ainda permanecia.

Assim, para fomentar esses canais alternativos, o mapa traz georeferenciadas feiras orgânicas, os grupos de consumo, as comunidades suportadas pela agricultura, os produtores e agricultores orgânicos e as associações e cooperativas de produtores. Tudo isso para encurtar o caminho do consumidor até o produtor, possibilitando ao consumidor uma ampla diversidade de acesso aos alimentos orgânicos.

O que compõe o mapa?

  • Feiras Orgânicas ou Agroecológicas: Feiras são os espaços mais antigos de comercialização que ainda resistem em alguns municípios. As feiras são uma ótima alternativa da compra direta com o produtor, diminuindo intermediários no processo (e, consequentemente, o preço), estimulando a autonomia do produtor e valorizando a produção local de alimentos.
  • Grupos de Consumo Responsável (GCR): São iniciativas de consumidores organizados que se aproximam de produtores e, juntos, propõem comprar produtos diferentemente da forma como ocorre no mercado tradicional, agregando preocupações com as questões sociais e ambientais e de saúde em todo o processo: produção até o consumo. Seu propósito é fomentar o consumo de alimentos diretamente do produtor, por meio de cestas orgânicas, por exemplo. Não existe uma regra de funcionamento, cada grupo possui a sua.
  • Agricultura apoiada pela Comunidade ou, em inglês, Community Supported Agriculture (CSA) – é uma nova relação entre consumidores e produtores. Os consumidores (comunidade) financiam produtores e, em troca, recebem o que é colhido e produzido. Essa forma de arranjo permite uma sustentabilidade aos produtores que têm garantia da venda de sua produção e uma aproximação da comunidade nos processos produtivos.
  • Produtores e/ou Agricultores Orgânicos ou Agroecológicos: Produtores e/ou Agricultores que, em seu sistema de produção, não utilizam agrotóxicos ou qualquer defensivo químico.
  • Associações e/ou Cooperativas de Produtores Orgânicos: Associações e/ou Cooperativas são conjunto de produtores que se organizam para melhorar o escoamento de seus produtos.

Afinal, para que preciso saber disso?

O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, com um crescimento ano após ano e um faturamento bilionário. Estima-se que cada um de nós consome aproximadamente cinco litros de agrotóxico por ano. Segundo levantamento da ANVISA (2011-2012), uma média de 30% dos alimentos está irregular – com agrotóxicos não permitidos para a cultura, proibidos no país ou acima do limite máximo permitido. Já há vários estudos que apresentam a relação do consumo de agrotóxicos com problemas como cânceres, má-formação, intoxicação, entre outros, além de todos os problemas ambientais que acarreta. Diante desse cenário, precisamos encontrar alternativas que realmente nos alimente sem prejudicar nossa saúde e bem estar. E o Mapa tem justamente este propósito.

Fonte: http://www.idec.org.br

eskort mersin - eskort adana